Coberturas especiais

Rádio UFMG Educativa prepara programação especial durante a Copa do Mundo

Emissora veiculará boletins, mesas-redondas, pílulas informativas e textos literários dos países participantes

Abertura oficial da Copa do Catar está marcada para domingo, 20 de novembro.
Abertura oficial da Copa do Catar será no domingo, 20 de novembroFoto: divulgação | Fifa

A partir desta sexta-feira, 18 de novembro, a Rádio UFMG Educativa veicula uma série de conteúdos especiais sobre a Copa do Mundo 2022, dentro da cobertura Vai te Qatar. A abertura oficial do evento, no Catar, está marcada para domingo, 20 de novembro, às 12h, no horário de Brasília.

A programação da UFMG Educativa estreia nesta sexta, às 16h, com mesa-redonda sobre as expectativas para o torneio e a atuação da Seleção Brasileira. Haverá participação de dois jornalistas convidados: Iago Proença, do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (Gefut) da UFMG e um dos apresentadores do programa Óbvio ululante, veiculado na emissora, e Felipe Gravino, redator da multiplataforma esportiva Vavel Brasil e editor do podcast O Jogo Esporte Clube. A conversa será conduzida pelo jornalista Breno Rodrigues e pela radialista Clarice de Oliveira, da Rádio.

Outras mesas-redondas estão previstas para os dias 25 e 29 de novembro e 7, 12, 15 e 19 de dezembro, sempre às 16h. Nessas datas, o programa Expresso 104,5 terminará mais cedo. Nos demais dias, durante a Copa, de segunda a sexta-feira, no mesmo horário, a Rádio terá boletins ao vivo sobre a competição, dentro do Expresso.

Pílulas
Como já é tradição na UFMG Educativa, a Copa literária terá inserções na programação de textos literários originários dos países que participam do torneio, além de pílulas informativas sobre o Catar e a Copa 2022. Os trechos serão lidos por integrantes da equipe da Rádio e do Cedecom, com produção do jornalista Hugo Rafael, da Agência de Notícias da UFMG. Leia um dos textos:

Irã
Tudo está aplaudindo hoje,
A luz, o som, todos os movimentos.
Passei por um coelho que puxou o címbalo
de seus bolsos ocultos e então piscou o olho.
Alguém viu isso e chamou um psiquiatra. 
Tentaram me prender por estar tão feliz.
Escute: este mundo é uma esfera de lunáticos,
não concorde sempre que ele seja real.
de Hafez

A Rádio UFMG Educativa é gerenciada pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, mantida por meio de parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com transmissão na frequência 104,5 FM, para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, e pela internet.

A TV UFMG, núcleo audiovisual do Cedecom, também preparou uma reportagem especial sobre a Copa do Mundo 2022. Cinco pesquisadores da UFMG compartilham estudos sobre a competição, realizados em diferentes campos: educação física, matemática, direito, psicologia e comunicação. De reflexões sobre direitos humanos a probabilidades de vitória de cada país participante, os grupos de pesquisa UFMG Soccer Science Center, Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, Coletivo Marta,Probabilidades no Futebol e O Estado de Exceção no Brasil Contemporâneo revelam o jogo entre o esporte e o mundo social.