Ensino

Rádio UFMG Educativa veicula série sobre Plano Nacional de Educação

Especialistas avaliam o que precisa ser feito para que objetivos traçados sejam alcançados

A série aborda temas relacionados aos ensinos superior e fundamental
Série aborda temas relacionados aos ensinos superior e fundamental Marcos Santos / USP Imagens

A partir desta segunda-feira, 30, a Rádio UFMG Educativa veicula a série de reportagens especiais sobre os quatro anos de vigência do Plano Nacional de Educação. A série, intitulada Plano Nacional de Educação: por que não avançamos?  constitui-se de seis matérias que serão veiculadas no Jornal UFMG, de segunda a sexta, a partir de 12h30, até dia 6 de agosto.

Para que o Brasil alcance uma educação de qualidade, as diretrizes e metas definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) devem ser cumpridas até 2024. Na série, especialistas, professores e representantes de entidades que monitoram o plano fazem uma avaliação do que precisa ser feito para que o país alcance os 20 objetivos explicitados na legislação.

A principal questão discutida está relacionada ao financiamento da educação. O aporte de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor, como determina o PNE, é considerado crucial para o cumprimento das metas, mas esbarra na Emenda Constitucional 95, que congelou os investimentos públicos no país.

A série aborda ainda temas relacionados aos ensinos superior e fundamental, além de problematizar os entraves para a garantia da gestão democrática da educação por estados e municípios e os impactos da não aprovação do Plano de Educação de Minas Gerais. O estado e o Rio de Janeiro são os únicos que ainda não têm a legislação prevista pelo PNE.

A Rádio UFMG Educativa pode ser ouvida em 104,5 FM e pela internet.