Extensão

Reitor e vice-reitora inauguram equipamentos e se reúnem com docentes e alunos no ICA

Sandra Almeida, Leonardo Santos, Jaime Ramírez e Helder dos Anjos inauguram a Casa de Convivência Foto: Denis Delano

O reitor Jaime Ramírez e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida estiveram hoje no campus de Montes Claros para a inauguração de prédios e instalações recém-construídos ou reformados no Instituto de Ciências Agrárias (ICA). Eles participaram da abertura oficial da Casa da Saúde, que atende as comunidades interna e externa, e laboratórios, entre outros equipamentos.

Ramírez lembrou que a demanda por infraestrutura acompanha a ampliação das atividades da UFMG. No caso do ICA, foram criados, no âmbito do Reuni, quatro cursos, com aumento significativo da oferta de vagas. Apenas nos últimos oito meses, foram contratados 20 novos docentes.

"A Universidade está em processo constante de consolidação. Sabemos que há muito o que fazer, mas temos evoluído muito. E essa é a tarefa da Universidade, que mesmo em tempos de dificuldade, tem sabido priorizar as suas ações”, afirmou o reitor.

O diretor do ICA, Leonardo Davi Tuffi Santos, disse que visita do reitor e sua equipe representa respaldo importante ao trabalho que vem sendo desenvolvido em Montes Claros e reforça o alinhamento da gestão do Instituto com a administração central. “Nosso esforço visa dar conforto aos servidores e aos estudantes e aperfeiçoar o atendimento à saúde do trabalhador”, destacou o diretor.

Jaime Ramírez e Sandra Almeida estiveram acompanhados do pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, do pró-reitor adjunto, Walmir Caminhas, da pró-reitora de Pós-graduação, Denise Trombert de Oliveira, do pró-reitor de Administração, Mário Campos, da presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), Sandra Bianchet, e do diretor de Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Rodrigo Ednilson.

Novidades no campus
A delegação da Reitoria e a direção do ICA inauguraram laboratórios da Engenharia Agrícola e Ambiental – galpões e salas para aulas práticas –, da Engenharia Florestal – galpões para atividades como cultivo de sementes e trato tecnológico de madeira –, reforma e ampliação da Área de Convivência “Dominó”, reforma de prédio anexo do Centro de Atividades Administrativas e Didáticas, que passará a abrigar a secretaria do mestrado e professores recém-chegados ao Instituto.

Ao inaugurar a Casa da Saúde, que é utilizada por médico e enfermeira do quadro da UFMG e por uma equipe de Saúde da Família, Jaime Ramírez salientou a parceria da UFMG com a Fump e a Prefeitura de Montes Claros e lembrou que iniciativas como essa possibilitam “interlocução mais próxima com a comunidade em que a Universidade está inserida”.

Reuniões
Em encontro com a Congregação do Instituto de Ciências Agrárias, o reitor Jaime Ramírez tratou de demandas como a contratação de novos professores e questões específicas da gestão, como as limitações financeiras para atendimento a todas as necessidades de novas construções no campus.

Os pró-reitores de Graduação, Ricardo Takahashi, e de Pós-graduação, Denise Oliveira, tiveram reuniões simultâneas com coordenadores das respectivas áreas. Entre outros temas, Takahashi apresentou o projeto de mudanças na Graduação (leia mais), reproduzindo a explanação feita no campus Pampulha e esclarecendo dúvidas, e Denise Oliveira tratou de cursos recentemente aprovados e questões relacionadas e financiamento na área da pós-graduação.

No fim da tarde, a vice-reitora Sandra Almeida conduziu encontro com estudantes. Ela reafirmou que não há cortes de bolsas de assistência estudantil, a não ser em casos de reclassificação socioeconômica pela Fump, e relatou que uma comissão paritária discute a questão do reajuste de preços das refeições nos restaurantes universitários. Os estudantes apresentaram reivindicações relacionadas a oferta de curso de línguas (ouviram que está sendo encaminhada a contratação de docentes) e exames de proficiência em Montes Claros, estrutura para prática de esportes e atendimento, por parte dos editais da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, de especificidades do corpo discente de Montes Claros.