Arte e Cultura

Residência em dança urbana apresenta estilos da cultura hip-hop

Atividade integra programação do 51º Festival de Inverno da UFMG

A residência artística em danças urbanas é uma das cinco oferecidas no Festival de Inverno
A residência artística em danças urbanas é uma das cinco oferecidas no Festival de Inverno Pablo Bernardo

Começa hoje, no Centro Cultural UFMG, a residência em Danças Urbanas, dentro da programação do 51º Festival de Inverno da Universidade. Ao longo de uma semana, os participantes poderão saber mais sobre a história, a técnica e a experimentação coreográfica de alguns dos estilos de dança da cultura hip-hop

O movimento hip-hop surgiu nos anos 1970, nos Estados Unidos, na região do Bronx, em Nova Iorque. Foi resultado da conversa intercultural entre jovens negros norte-americanos, jamaicanos e porto-­riquenhos, marginalizados no interior da metrópole. Uma das expressões culturais desse movimento foram os concursos de break, em que jovens de bairros e comunidades étnicas diferentes disputavam a habilidade na dança.

A artista e graduanda em Dança na UFMG, Bárbara Almeida, uma das responsáveis por conduzir as atividades da residência em Danças Urbanas, participou do programa Conexões nesta segunda-feira, 15.

Ouça a conversa com Luíza Glória

A residência começa hoje e vai até sexta-feira, 19 de julho, das 17h às 20h, no Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174, Centro). A atividade é indicada para pessoas com idade a partir de 16 anos e a inscrição custa 20 reais. As inscrições para as oficinas e residências artísticas do Festival de Inverno da UFMG, foram prorrogadas e ainda podem ser feitas, somente nesta segunda-feira. Acesse o site www.ufmg.br/festivaldeinverno e verifique as atividades com vagas disponíveis.

Produção: Alessandra Ribeiro