‘Retrospectiva 2020’: em dezembro, UFMG pôs ultrafreezers à disposição da PBH

Equipamentos podem estocar vacinas a temperaturas baixíssimas; Universidade iniciou programa de monitoramento da covid-19

Ultrafreezer instalado em laboratório da UFMG:
Ultrafreezer instalado em laboratório da UFMG: estocagem de vacinas a 70 graus negativos Reprodução / TV UFMG

A UFMG pôs à disposição do município de Belo Horizonte 15 ultrafreezers, instalados em laboratórios de pesquisa em diferentes unidades, que se destinam à estocagem de vacinas e medicamentos a temperaturas inferiores a 70 graus negativos. Os equipamentos serão utilizados pela PBH em caso de aquisição de vacinas contra a covid-19 que demandem temperaturas nesse patamar para armazenamento e conservação. A oferta foi feita pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida em reunião com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, realizada em dezembro.

No último mês de 2020, a Universidade iniciou programa de monitoramento da covid-19 baseado na autoverificação de sintomas. Outros dois destaques da agenda noticiosa foram o Centro de Referência em Inovação Ambiental (CRA), instalado no Departamento de Química para desenvolver análises de materiais da barragem de Brumadinho, e o Projeto Oasis, de eficiência energética, que prevê geração própria de energia e economia de 50% na conta de luz por meio de investimentos em usinas fotovoltaicas e microturbinas a gás.

Os links para as matérias sobre esses assuntos estão listados abaixo. Elas também podem ser lidas no ambiente de notícias do Portal UFMG.

UFMG põe ultrafreezers à disposição da PBH para armazenar vacinas

‘MonitoraCovid UFMG’ acompanha pessoas da comunidade em atividade presencial e semipresencial

UFMG estrutura centro de referência para análises de materiais da barragem de Brumadinho

UFMG mira geração própria de energia e economia de 50% na conta de luz