Institucional

Sandra Goulart Almeida é nomeada para o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

Instância trabalha na formulação de políticas para o setor

Sandra Goulart:
Sandra Goulart Almeida: reativação oportunaFoca Lisboa | UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida foi indicada para compor o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão de assessoramento da Presidência da República encarregado de formular e implementar políticas de desenvolvimento para a área. A dirigente da UFMG assume como suplente e cumprirá mandato de dois anos. O titular é o ex-ministro da Agricultura Alisson Paolinelli.

A designação dos conselheiros foi oficializada pela portaria 726, assinada pelo ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações, e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 3 de agosto.

O CCT foi instituído pela Lei 9.257, de 1996, e está sendo reativado em um momento oportuno, em que a ciência vem sendo fortemente demandada para oferecer respostas à atual crise sanitária, avalia Sandra Goulart. “Essa instância desempenhou papel importante no passado como formuladora de políticas, e esperamos que ela retome esse protagonismo para pensar o futuro da ciência”, destaca a reitora, que também afirma "ser uma honra" representar a UFMG na composição do conselho, que tem a missão de estabelecer diretrizes para a ciência e tecnologia no Brasil.

Representação
O Conselho reúne representantes dos produtores e dos usuários de ciência e tecnologia no país e de entidades das áreas de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia. Alguns dos conselheiros são Renato Janine Ribeiro, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Luiz Davidovich e Helena Nader, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e os reitores Emmanuel Zagury Tourinho (UFPA) e Dácio Roberto Matheus (UFABC).