Institucional

Sandra Goulart recebe Alexandre Kalil para discutir impactos da Stock Car na UFMG

Ex-prefeito de Belo Horizonte avalia que faltou ‘diálogo’ na condução do processo

Sandra Goulart avaliou com o ex-prefeito Kalil os impactos da prova para as atividades da UFMG Foto: Amália Goulart

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, afirmou nesta sexta-feira, dia 22, em visita à UFMG, que faltaram “diálogo e conversa” para a Prefeitura da capital mineira na condução do processo de implantação da etapa da corrida Stock Car nas imediações do campus Pampulha.

Kalil foi recebido pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida em seu gabinete. O convite partiu da reitora, que descreveu para o ex-prefeito os principais impactos que a corrida provocará nas atividades da UFMG, caso seja realizada no entorno do Estádio Mineirão, e lamentou as dificuldades de diálogo com a Prefeitura. “Não temos nada contra a Stock Car em nosso estado, mas os prejuízos para a UFMG serão imensos”, disse a reitora, que, de posse de um mapa do campus Pampulha, mostrou as áreas, unidades e atividades mais ameaçadas pela prova.

O ex-prefeito de Belo Horizonte avalia que a falta de diálogo com o poder público municipal tem dificultado a busca de uma solução equilibrada para o impasse. “Faltou reconhecer a importância da universidade federal e da própria prefeitura. Universidade e Prefeitura sempre conversaram, são parceiros históricos, independentemente do prefeito ser de direita, de centro ou de esquerda. Uma depende umbilicalmente da outra”, sustentou Kalil.

Interlocução
Sandra Goulart explicou que sempre teve Alexandre Kalil como interlocutor da UFMG e procurou o ex-prefeito para avaliar caminhos. “É bem provável que essa questão seja judicializada. Inclusive já acionamos o Ministério Público Federal”, revelou a reitora.

Kalil, por sua vez, reiterou seu apreço pela UFMG e o bom relacionamento mantido com a Universidade em sua gestão. Em maio de 2021, a Prefeitura firmou com a Universidade um acordo para o repasse de R$ 30 milhões para financiar os estudos da SpiN-TEC, vacina contra a covid-19. O suporte financeiro, que chegou em um momento crítico da pesquisa, foi aplicado no desenvolvimento das etapas 1 e 2 dos testes clínicos do imunizante.