Institucional

Secretário do Ministério do Esporte se diz "surpreso e encantado” com estrutura do CTE

Luiz Lima, com Joanna Maranhão:
Luiz Lima, com Joanna Maranhão: "gostaria que tivéssemos várias UFMGs pelo país" EEFFTO / Divulgação

O ex-nadador e atual secretário de Alto Rendimento no Ministério do Esporte, Luiz Lima, conheceu, na manhã desta quarta-feira, 22, o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. Ele elogiou a infraestrutura do local e o trabalho desenvolvido no Centro.

Luiz Lima afirmou que o CTE é um grande centro olímpico de treinamento. “Estou encantado. Gostaria que tivéssemos várias UFMGs pelo país, pois poderíamos alcançar resultados mais significativos para o esporte”, disse Lima.

O diretor do CTE e professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
(EEFFTO) da UFMG, Luciano Sales Prado, guiou a visita, acompanhado do diretor da Escola, Sérgio Teixeira da Fonseca, e do vice-diretor, Herbert Ugrinowitsch. Luiz percorreu as dependências de treinamentos, conversou com docentes e profissionais que atuam no CTE e também com atletas que treinam no local, como a nadadora Joanna Maranhão e o judoca Luciano Corrêa.

Luciano Prado destacou que a visita de um gestor do esporte de alto rendimento evidencia que o centro de treinamento já é uma referência nacional. “Estamos nos tornando prioridade no atendimento dos governo federal e estadual, e isso é muito importante para que a UFMG".

Sérgio Fonseca comentou que a visita de Luiz Lima representa mais que uma prestação de contas por parte do CTE. “Ele está aqui para ver o resultado de todos os investimentos feitos no projeto de incentivo que mantemos há quatro anos com o Ministério do Esporte. É também oportunidade de darmos um retorno à sociedade”, disse o diretor da EEFFTO.

Após assistir a uma apresentação sobre todos os projetos do CTE, o secretário fez questão de nadar no parque aquático. Além da equipe de apoio do secretário, também integrou a comitiva a gestora do Instituto César Cielo, Flávia Cielo, mãe do nadador César Cielo.

Antes de conhecer as instalações do CTE, Luiz Lima foi recebido pelo reitor Jaime Ramírez em seu gabinete. Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG durante a visita: