Ensino

Semana da Graduação completa 25 anos e se consolida como espaço de troca de conhecimentos

Evento, que começou hoje e termina nesta quinta, registrou 165 trabalhos

Sessão de apresentação de trabalhos na 25ª Semana de Graduação
Sessão de apresentação de trabalhos na 25ª Semana de Graduação Reprodução de tela

A 25ª Semana da Graduação, que integra a 30ª Semana do Conhecimento UFMG, começou hoje, 27, pela manhã, com a apresentação de trabalhos desenvolvidos no Programa de Bolsas da Graduação. Em razão da pandemia de covid-19, o evento é realizado em formato on-line, pela plataforma Microsoft Teams. Haverá também apresentações na tarde e na noite de hoje e na manhã desta quinta-feira, 28.

“A Semana da Graduação é uma atividade acadêmica em que se compartilham ações dos projetos de ensino-aprendizagem no âmbito da graduação. Também são divulgadas as atividades realizadas pelos 14 projetos do Programa de Educação Tutorial (PET) na UFMG, apoiado pelo MEC”, explicou o diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas, João Henrique Amaral.

A pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, enfatizou que a edição deste ano é a 25ª da história do evento. "Vinte e cinco anos não são pouca coisa; são 25 anos refletindo sobre o ensino de graduação, sobre a formação dos nossos estudantes para a docência. É, portanto, um momento de muita alegria”, disse a pró-reitora, que destacou o esforço da UFMG para manter as bolsas acadêmicas, mesmo em um momento de cortes orçamentários.

Contribuições
Nesses 25 anos, o evento se consolidou como espaço de compartilhamento de experiências entre os participantes dos projetos e avaliadores. O trabalho de um pode contribuir com melhorias no do outro. “Fico muito feliz de assistir às várias contribuições dos programas”, resumiu a professora da Faculdade de Educação Ilaine da Silva Campos, que atuou como avaliadora. Ela adiantou que pretende levar detalhes de experiência apresentada na sessão que acompanhou a seu grupo de bolsistas.

A Semana registrou 169 projetos inscritos,102 vinculados ao Programa de Monitoria de Graduação, dos quais 21 foram selecionados para  apresentação no evento. A estudante  Ana Luíza Rogana, do projeto de monitoria em pediatria da Faculdade de Medicina, ressaltou a importância de se manter um olhar atento no momento do atendimento ao paciente, para perceber necessidades que muitas vezes não são faladas. A partir dessa observação, abriu-se um diálogo entre a estudante e os avaliadores sobre as experiências de cada um.

“Mais do que a apresentação das ações, esse é um momento de aprendizado nos coletivos que se formam nas salas virtuais. Aprendemos uns com os outros por meio das contribuições trazidas pelas comissões de avaliação e da interação construída durante as apresentações”, reforça João Henrique.

Segundo ele, embora a experiência com as apresentações virtuais tenha sido positiva, o retorno presencial da Semana da Graduação em edições futuras é aguardado com muita expectativa por estudantes e pela própria organização do evento.

Formações Transversais
Ainda como parte da programação da Semana da Graduação, será realizada nesta quinta-feira, 28 de outubro, a partir das 14h, a mesa As Formações Transversais (FTs) na UFMG: múltiplas possibilidades de percursos na graduação.

O evento será aberto pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira, e mediado pela coordenadora do Colegiado Especial das Formações Transversais, Terezinha Rocha, e pelo coordenador adjunto, José Alfredo Debortoli. Os convidados são professores de algumas das Formações oferecidas pela UFMG: Lucas Carlos Lima (Estudos Internacionais), Rodrigo Ednilson de Jesus (Relações Étnico-raciais) e Pedro Augusto Gravatá Nicoli (Direitos Humanos).

A mesa será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube.

Assessoria de Comunicação da Prograd