Arte e Cultura

Semana da Letras promove encontro com escritores e curso sobre cinema latino-americano

Eric Nepomuceno, reconhecido tradutor de literatura em língua espanhola, fará palestra nesta quarta-feira
Eric Nepomuceno, reconhecido tradutor de literatura em língua espanhola, fará palestra nesta quarta-feira Divulgação

Os escritores Eric Nepomuceno e Marcelino Freire e o sociólogo e cientista político Emir Sader são os convidados de honra da 7ª Semana da Letras, que está sendo realizada na Faculdade de Letras até sexta-feira, dia 30. O evento, promovido pelo Diretório Acadêmico Carlos Drummond de Andrade, da Faculdade de Letras (Fale), tem programação de palestras, debates, oficinas e exposições sobre temas relacionados à linguagem, à literatura e às artes em geral.

Apresentação de trabalhos de professores e alunos da graduação e da pós-graduação também fazem parte da programação do evento.

Na quarta-feira, 28, às 19h, o auditório 2001 da Fale abriga encontro com o escritor, tradutor e jornalista Eric Nepomuceno. Ele traduziu para o português obras de grandes nomes da literatura latino-americana como Julio Cortázar, Eduardo Galeano, Gabriel Garcia Márquez, Jorge Luis Borges e Juan Rulfo. Autor de livros como A palavra nuncaCoisas do mundo e A memória de todos nós, também é apresentador do programa Sangue latino, que vai ao ar pelo Canal Brasil.

Indicado ao prêmio Machado de Assis, em 2014, pelo romance Nossos ossos, Marcelino Freire é o convidado da quinta-feira, 29, para encontro que será realizado no auditório 2001, às 19h. Freire é autor dos livros Angu de sangue e Contos negreiros, vencedor na categoria de contos e crônicas do Prêmio Jabuti em 2006. Também organizou a antologia Os Cem menores contos brasileiros do século e criou o evento Balada Literária, realizado em São Paulo.

O cinema documental latino-americano também será discutido na Semana da Letras. Na quinta e na sexta-feira, das 14h às 17h, o auditório 2003 abrigará o curso Cinema latino-americano: linguagem, política e revolução, que será ministrado pelo professor Marcelo Prioste. Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP, onde desenvolveu pesquisa sobre a produção do cineasta cubano Santiago Álvarez Román, Prioste leciona na PUC-SP.

Emir Sader é sociólogo e cientista político
Emir Sader é sociólogo e cientista político Fabio Pozzebom / Agência Brasil

Fechando a semana, também no auditório 2001, às 14h, o sociólogo e cientista político Emir Sader [foto] vai lançar o livro O Brasil que queremos. Organizado por Sader, o livro conta com apresentação do ex-presidente Lula e textos de Leonardo Boff, Marilena Chauí, Marcio Pochmann, Tereza Campello, Celso Amorim, Marcia Tiburi e Nilma Lino Gomes, entre outros autores.