Extensão

Concurso selecionará desenho para identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Museu Itinerante Ponto UFMG é um dos organizadores da iniciativa aberta a estudantes dos ensinos fundamental e médio

Logo da SNCT em 2019
Logo da SNCT em 2019 Divulgação

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está organizando, junto com o Museu Itinerante Ponto UFMG, o concurso de desenhos para escolha da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 (SNCT 2020). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até as 16h59 do dia 16 de março por meio de preenchimento de formulário específico.

O tema desta edição é Inteligência artificial: A nova fronteira da ciência brasileira. Podem participar estudantes do ensino fundamental II (do 6º ao 9º anos) e do ensino médio regularmente matriculados em escolas públicas e privadas.

O desenho deve ter expressividade, reconhecimento e fácil memorização, devendo obrigatoriamente ser colorido, ter fundo transparente e não usar efeitos que tirem sua visibilidade. Os custos de produção do trabalho serão de responsabilidade exclusiva do participante. Serão avaliados a criatividade, fidelidade ao tema, aplicabilidade, originalidade, comunicabilidade e a qualidade artística.

Não serão aceitos desenhos que estimulem promoção pessoal do participante, que remetam à publicidade ou a marcas já existentes, que possuam conotação ofensiva ou discriminatória, ou quaisquer características que violem os direitos humanos.

Viagem a Brasília
O vencedor será premiado com uma viagem a Brasília durante a SNCT para participar da cerimônia de abertura do evento, com direito a um acompanhante. Ele também receberá certificado de participação e terá seu nome divulgado no site do MCTIC e em eventos relacionados às atividades da Semana. O resultado deverá ser divulgado no dia 25 de maio.

A 17ª SNCT ocorrerá de 20 a 25 de outubro de 2020 em todo Brasil. Seu objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia, inovações e comunicações.

O Museu Itinerante Ponto UFMG é um espaço científico-cultural, interativo, adaptado em uma unidade móvel que atende, primordialmente, escolas e cidades de Minas Gerais.

Mais informações estão disponíveis no site do concurso.