Pesquisa e Inovação

Seminário de Diamantina abre chamada para submissão de trabalhos

Até 15 de abril, pesquisadores de todo o país podem submeter trabalhos à comissão organizadora do 17º Seminário sobre a Economia Mineira, que será realizado de 29 de agosto a 3 de setembro na cidade de Diamantina (MG).

Cada trabalho deve ser submetido exclusivamente por formulário on-line disponível no site do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar). Podem ser inscritos trabalhos nas áreas de Economia, Demografia e Políticas Públicas.

Edição passada lembrou os 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, os 60 anos de lançamento do primeiro livro de Celso Furtado e o cinquentenário do Golpe Militar
Edição passada lembrou os 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, os 60 anos de lançamento do primeiro livro de Celso Furtado e o cinquentenário do Golpe Militar Foca Lisboa/UFMG

Organizado pelo Cedeplar a cada dois anos, desde 1982, e tradicionalmente conhecido como Seminário de Diamantina, o evento tinha por objetivo, originalmente, congregar os estudiosos que têm Minas Gerais por objeto de reflexão. Ao longo das últimas edições, o seminário cresceu e abriu-se a outros temas, que são abordados em sessões temáticas organizadas com base em trabalhos selecionados e em mesas-redondas e sessões especiais compostas por convidados.

Em 2016, além de textos que tenham Minas Gerais como foco, serão aceitas submissões de trabalhos que abordem temas nacionais ou outros recortes espaciais. Eles devem consistir de textos completos, destinados à apresentação em sessões temáticas ou, eventualmente, na forma de pôster. Outras informações podem ser obtidas no site ou pelo e-mail seminarios@cedeplar.ufmg.br.