Pesquisa e Inovação

Site desenvolvido pela UFMG auxilia no monitoramento de incêndios

Usando linhas de transmissão de energia, parceria com a Cemig e a Gaia alcançará áreas remotas

Site desenvolvido por pesquisadores da UFMG, em parceria com a Cemig e a startup Gaia Soluções sob Demanda - sediada no BHTec -, promete ajudar a combater incêndios em áreas remotas e de preservação ambiental. O algoritmo detecta fogo e fumaça em câmeras de monitoramento e emite alerta para que o usuário confirme o foco de incêndio. Atualmente já são monitoradas as matas da UFMG e Serra Verde, próximo à Cidade Administrativa, além de área no Parque do Rola Moça.  

O objetivo é monitorar áreas de preservação a partir de estrutura já existente, o que diminuiria o custo de implantação do sistema. A proposta é que sejam utilizadas câmeras instaladas nas linhas de transmissão de energia espalhadas pelo estado, visando garantir um tempo de resposta mais rápido em áreas remotas e, assim, facilitar o controle do fogo e minimizar danos ambientais. A próxima fase inclui lançar um aplicativo para acesso pelo celular. Os interessados em ajudar no monitoramento devem se cadastrar no site apagaofogo.eco.br.

Entrevistados: Hani Yehia, professor depto. Engenharia Eletrônica - UFMG; Carlos Nascimento, engenheiro de inovações - Cemig; Adriano Lisboa, diretor de pesquisa Gaia/BHTec

Equipe: Diogo Diniz, Jéssica Januário e Yves Vieira (produção e reportagem); Antônio Soares e Lucas Tunes (imagens); Marcia Botelho (edição de conteúdo); Jessika Viveiros (edição de imagens)