Pesquisa e Inovação

‘Sou um pouco de tudo o que encontrei em minha trajetória’, diz novo emérito da Escola de Engenharia

Antonio Clark Peres foi homenageado nesta terça-feira

Jaime Ramírez entregou a placa ao professor Antonio Clark Peres
Jaime Ramírez entregou placa ao professor Antonio Clark Peres Foto: Foca Lisboa / UFMG

Em solenidade realizada durante a manhã desta terça-feira, 3, na Escola de Engenharia, o professor Antônio Eduardo Clark Peres foi homenageado com a outorga do título de professor emérito da UFMG.

O reconhecimento, segundo Toninho, como é chamado por amigos, colegas e alunos, simboliza a realização plena de seus planos profissionais. “Há muitos anos, firmei o propósito de ser um bom engenheiro e um bom professor. Em 2004, recebi a comenda Chistiano Ottoni pelo meu trabalho como engenheiro. Hoje, sou reconhecido também como professor. São motivos pelos quais posso olhar para trás e sentir orgulho”, declarou. “Sou um pouco de tudo o que encontrei ao longo de minha trajetória. Tive a felicidade de aprender com pessoas maravilhosas e ter feito amigos em todos os segmentos”, completou o professor.

Para o reitor Jaime Arturo Ramirez, a trajetória de Clark Peres é “exemplo do que a UFMG tem de melhor”. “Seu esforço ajudou a construir uma universidade ativa e comprometida com os problemas do país. Com essa homenagem, a UFMG sinaliza o pedido de que permaneça conosco. Bem-vindo de volta à sua casa!”, disse Jaime Ramirez, numa alusão ao fato do professor já ser aposentado.

Amigo e conselheiro

Em nome da comunidade da Escola, a professora Andreia Bicalho Henriques saudou o homenageado. “Conheci Toninho como estagiária e, anos depois, fui por ele orientada no mestrado e doutorado. O clima agradável de trabalho e a paixão com que ele conduzia as atividades logo me causaram admiração. Além de líder, era também amigo e conselheiro de seus alunos”, lembrou Andreia.

O vice-diretor da Escola, professor Cícero Murta Diniz Starling, relatou que a homenagem foi idealizada em março de 2015, quando um grupo de professores apresentou a indicação. “A diretoria prontamente prestou apoio, dada a notória contribuição do professor. Por ter formado 80 alunos de mestrado e 30 de doutorado, Toninho pode ser considerado ‘um programa de pós-graduação à parte’”, comparou o vice-diretor.

Na opinião do diretor Alessandro Fernandes Moreira, os avanços conseguidos pela Escola de Engenharia como resultado do trabalho do professor Clark Peres em ensino, pesquisa e administração justificam e classificam a homenagem como “natural”. “Parabenizo também seus familiares, pois têm um verdadeiro mestre dentro de casa”, ressaltou.

Os professores Roberto Galery, Vicente Tadeu Lopes e Rodrigo Lambert com o homenageado (à direita) Foto: Foca Lisboa / UFMG

Tecnologia mineral

Antônio Eduardo Clark Peres possui graduação em Engenharia Metalúrgica (1968) e mestrado em Ciências Técnicas Nucleares (1973) pela UFMG. Concluiu o doutorado em Mineral Engineering na University of British Columbia (1979). Atualmente é professor aposentado da UFMG.

Sua principal área de atuação é a fisicoquímica de coloides e de superfícies em aplicações voltadas para a tecnologia mineral. Sua linha de pesquisa Recuperação de finos de minérios brasileiros, embasada em conceitos fundamentais dos fenômenos interfaciais, tem trazido relevantes contribuições para a produção de matérias-primas minerais, incluindo os tradicionais minérios metálicos, ferro, zinco, chumbo-zinco, ouro e os minerais industriais empregados em tecnologias inovadoras. O professor atuou ainda na recuperação, por flotação e separação magnética, de espécies úteis contidas em rejeitos de processos de concentração.

Entre as honrarias recebidas ao longo de sua carreira, estão o Prêmio Oxigênio Brasil (1969), o Prêmio Metal Leve (1978) e o Prêmio CVRD, concedidos pela Associação Brasileira de Metais; o Prêmio Malc – Automação e Informática (1987), da Revista Brasil Mineral, e a Comenda Individual Anual Christiano Ottoni, como Engenheiro do Ano de 2003, concedida pelo Governo de Minas Gerais.

Matheus Espíndola