Tenda instalada na Praça de Serviços tira dúvidas de calouros e veteranos

Espaço montado na Praça de Serviços se tornou ambiente de convivência e interação Foto: Carol Prado / UFMG

Como faço para pegar a carteirinha unificada? Como acesso o portal MinhaUfmg? Essas são algumas das questões que a equipe da Tenda Viver UFMG está respondendo desde segunda-feira, 13 de março. Além dos calouros, veteranos e servidores da Universidade que transitam pela Praça de Serviços podem tirar suas dúvidas sobre diversos aspectos da estrutura e da rotina de funcionamento da instituição até 31 de março, das 7h30 às 20h30.

De acordo com a diretora de Políticas de Apoio Acadêmico da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Márcia Lousada, que coordena as ações de recepção aos novos alunos, a iniciativa busca estimular a curiosidade e desenvolver a afetividade da comunidade acadêmica em relação aos espaços da Universidade. “Ocupar o centro da arena da Praça de Serviços também tem um aspecto simbólico: os alunos podem assumir um papel protagonista”, argumenta Lousada, que também é professora do Instituto de Geociências (IGC).

O grupo liderado por ela montou um ambiente de convivência com cadeiras de praia no qual os calouros podem compartilhar experiências ou dificuldades. “Esse espaço foi criado para que sejam repassadas informações mais elaboradas, de modo informal, em forma de bate-papo”, conta a professora.

As equipes responsáveis por tirar as dúvidas do público são formadas por estudantes do curso de Turismo. Iessa Machado admite que também desconhecia muitos detalhes sobre a UFMG. "Descobri, por exemplo, que um livro emprestado pode ser devolvido em qualquer biblioteca", disse.

“Se há alguma questão que não sabemos responder, anotamos o contato da pessoa para enviarmos, por e-mail, a reposta o mais rapidamente possível”, garante Lígia Soares, aluna do oitavo período.

Para Melinda Teixeira, outra integrante da tenda, o trabalho do grupo vai além de repassar informação. "Aqui também transmitimos nossas vivências pessoais, inclusive de quando éramos calouras".

Assistência estudantil
A Praça de Serviços também sediará, na quinta-feira, 16, às 17h30, uma roda de conversa com o tema Nos bastidores da assistência estudantil da UFMG: como a Prae e a Fump podem ajudar você? O evento vai contar com a participação do pró-reitor de Assistência Estudantil, Tarcísio Mauro Vago, do pró-reitor adjunto, Rodrigo Ednilson, da diretora Márcia Lousada, da técnica em Educação Paula Souza, além da presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel, Sandra Bianchet, e de seu diretor de Relações Internacionais, Walmir Matos.

Os passeios aos espaços culturais ligados da UFMG prosseguem na quinta e nos dias 21, 23 e 29 de março. As visitas à Estação Ecológica, ao Centro Cultural, ao Espaço do Conhecimento UFMG, ao Museu de Ciências Morfológicas e ao Museu de História Natural e Jardim Botânico têm o objetivo de mostrar que esses equipamentos também podem proporcionar oportunidades de formação complementar.

Os estudantes da UFMG também poderão conhecer curiosidades relacionadas à UFMG e a lugares como Estação Ecológica, Moradia Universitária e Centro Esportivo Universitário, em um tour pelo campus Pampulha. Os passeios, também mediados por alunos de Turismo, são realizados às terças, quartas e quintas-feiras de março, sempre às 10h, 11h30 e 17h15.

Para participar dos tours, gratuitos, os interessados devem se inscrever previamente por meio de formulário na internet.

Lígia Soares, Iessa Machado e Melinda Teixeira integram um dos grupos responsáveis por responder questões da comunidade acadêmica Foto: Carol Prado / UFMG