Pesquisa e Inovação

Teórico sueco falará sobre adaptação e intermidialidade

Lars Elleström, professor da Universidade de Linnaeus, discute relação de subordinação entre os dois campos acadêmicos

Lars Elleström: escritos sobre poesia, semiótica e intermidialidadeUniversidade de Linnaeus

No próximo dia 20, segunda-feira, o teórico da literatura Lars Elleström, professor de literatura comparada da Universidade de Linnaeus, da Suécia, fará conferência na Faculdade de Letras sobre adaptação e intermidialidade.

A palestra Adaptation and intermediality terá início às 17h, no auditório 1007 da Fale, e contará com tradução simultânea. A promoção é do grupo de pesquisa Intermídia: estudos sobre a intermidialidade e do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (Pós-Lit).

“Lars Elleström tem escrito largamente sobre poesia, semiótica e, em especial, sobre intermidialidade. Muitas das teses defendidas no Pós-Lit têm usado sua teoria como base de pesquisa”, afirma a professora Thaïs Flores, da Faculdade de Letras.

Em sua exposição, Elleström vai tratar das relações entre adaptação e intermidialidade com base no entendimento de que há, entre elas, uma relação de subordinação. “A maior parte das questões teóricas e práticas intimamente ligadas à adaptação fazem parte do campo acadêmico mais amplo da intermidialidade”, sugere o pesquisador.