Ensino

UFMG dicute formas de ampliar e fortalecer ensino a distância

As perspectivas, o fortalecimento e a ampliação do ensino a distância na UFMG serão discutidos no próximo dia 6, em evento aberto ao público, que reunirá profissionais envolvidos nas etapas de planejamento, elaboração e execução dessas atividades.

A mesa-redonda Avaliação da EaD na UFMG será realizada no Auditório II da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), das 14h às 17h. Interessados em participar devem confirmar presença até 4 de julho pelo e-mail info@dai.ufmg.br.

O evento será promovido por meio de parceria entre a Diretoria de Avaliação Institucional, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ/Prograd) e o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

Em convite para o evento, a coordenadora de Avaliação Institucional, Cristina Alvim, comenta que atualmente a UFMG oferta 30 cursos a distância – cinco de graduação, seis de especialização, 12 de aperfeiçoamento e sete de atualização. “Um dos destaques dos cursos de formação continuada é o Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para a EaD, destinado a servidores docentes e técnico-administrativos em educação que desejam ofertar disciplinas a distância e, para isso, contam com a assessoria do Caed para a produção de recursos didáticos”, ressalta a professora.

Ela destaca que a oferta da educação a distância ganhou impulso nas últimas décadas, principalmente no ensino superior, devido a fatores como o avanço dos recursos tecnológicos de informação e comunicação, arcabouço legal que propiciou abertura e incentivo para a EaD, atendendo à necessidade de expansão do ensino superior, “tanto do ponto de vista dos direitos constitucionais quanto pelo desequilíbrio causado pela concentração da oferta de formação superior nas grandes metrópoles".

Segundo Cristina Alvim, "as propostas que emergirem do debate serão incorporadas ao Relatório de Autoavaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMG".

Programação

14h - Abertura – Ricardo Takahashi (Prograd)
14h20 - Ensino não presencial na UFMG – Wagner Corradi (Caed)
14h40 - Perspectivas sobre a EaD: políticas, financiamento e o lugar da UFMG – Eucídio Pimenta Arruda (GIZ)
15h - Avaliação da experiência UAB e nova proposta de curso EaD na UFMG – Suzana dos Santos Gomes (Caed)
15h20 - Relato dos coordenadores de cursos a distância: como estamos e o que precisamos melhorar
16h - Debate