Institucional

UFMG e universidade austríaca discutem parâmetros de cotutela e intercâmbio em engenharias metalúrgica e de materiais

Fábio Alves, Daniel Augusto Godinho de Carvalho, Johannes Schenk, Jaime Ramírez, Peter Moser e Roberto Parreiras Tavares: formalização de cooperação bilateral Foto: Foca Lisboa / UFMG

Representantes da Universidade de Leoben, na Áustria, visitaram a UFMG, na manhã desta quinta-feira, dia 13, para discutir possibilidades de cooperação entre as instituições. Os professores Peter Moser, vice-reitor de relações internacionais e catedrático de mineração e economia mineral, e Johannes Schenk, catedrático de engenharia metalúrgica, foram recebidos pelo reitor Jaime Ramírez e pelo diretor de Relações Internacionais da UFMG, Fábio Alves.

“A Universidade de Leoben é especializada em engenharias de minas, metalúrgica e de materiais”, explicou Fábio Alves. “Essa é a vocação natural deles. Trata-se de uma universidade pequena e, ao mesmo tempo, muito renomada na Europa nesse campo disciplinar", acrescentou.

O professor Roberto Parreiras Tavares, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola de Engenharia da UFMG, também participou do encontro. Responsável pelo contato inicial entre as universidades, em 2015, Tavares tem acompanhado, no Brasil, os trabalhos do pesquisador Daniel Augusto Godinho de Carvalho, aluno de doutorado na Universidade de Leoben, sob a orientação do próprio Johannes Schenk. Carvalho é graduado em engenharia metalúrgica pela UFMG, cursou mestrado em Leoben e atualmente realiza doutorado na mesma instituição, mas cursando os créditos na UFMG.

Nesse contexto, foram discutidos, durante a reunião, parâmetros de acordo de cotutela entre a UFMG e a universidade austríaca para as áreas de engenharia metalúrgica e de engenharia de materiais, que vai formalizar a possibilidade de alunos de pós-graduação da UFMG realizarem mobilidades desse tipo.

“Outra questão que discutimos foi um acordo de mobilidade bilateral nas mesmas áreas como parte do programa Minas Mundi”, informou Fábio Alves. A expectativa é de que, a partir desse encontro, a Universidade de Leoben passe a integrar o programa.