Institucional

UFMG, Governo de Minas e instituições portuguesas firmam acordo para desenvolver projetos na área de 'mobilidade inteligente'

O ministro Manuel Heitor e os reitores Jaime Ramírez e António Cunha durante encontro na UFMG
O ministro Manuel Heitor e os reitores Jaime Ramírez e António Cunha durante encontro na UFMG Marcílio Lana / UFMG

A UFMG, o Governo de Minas Gerais e instituições de ensino e pesquisa de Portugal estão se articulando para estruturar uma rede colaborativa para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial na área de mobilidade sustentável e inteligente, como foco na mobilidade elétrica. O primeiro passo para a formação dessa rede foi dado na última quarta-feira, dia 2, com a assinatura, no Palácio da Liberdade, de termo de compromisso entre as instituições.

O acordo foi formalizado pelo reitor Jaime Ramírez, pelo presidente do BDMG, Marco Aurélio Crocco Afonso, pelo ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, pelo reitor da Universidade do Minho, António Cunha, pelo presidente do Centro de Engenharia para Inovação da Indústria do Automóvel (CEiiA), José Rui de Encarnação Palma Felizardo, e pela presidente da Axxiom (empresa especializada em projetos de redes elétricas inteligentes), Fabiana Borges Teixeira dos Santos.

Segundo o reitor Jaime Ramírez, a parceria vai além do desenvolvimento de produtos. “A ideia é constituir uma rede colaborativa, meta que a UFMG vem buscando e investindo insistentemente”, disse o reitor.

O termo de compromisso prevê o desenvolvimento conjunto de projetos de veículos de nova geração, abrangendo áreas como novos materiais, motorização, sensorização de objetos e infraestrutura, sistemas inteligentes e inteligência artificial. Programas de capacitação de recursos humanos, intercâmbio de professores e pesquisadores e supervisão conjunta de teses desenvolvidas em regime de cotutela entre a UFMG e a Universidade do Minho também constam do escopo do acordo.

Após o encontro no Palácio da Liberdade, o ministro português Manuel Heitor e o reitor da Universidade do Minho, António Cunha, visitaram o campus Pampulha.