Internacional

UFMG lança concurso para selecionar e premiar gravuras para reprodução em suvenires institucionais

Obras devem expressar identidade ‘glocal’ da Universidade

Vista aérea do campus Pampulha:
Vista aérea do campus Pampulha: UFMG 'glocal'Foto: Foca Lisboa

Está aberta, até 31 de julho, a chamada para seleção e premiação de gravuras para uso em reprodução de série limitada para suvenires institucionais. A iniciativa é uma parceria da Diretoria de Relações Internacionais com a Escola de Belas Artes da UFMG.

O concurso é inspirado nos versos da música Para Lennon e McCartney, de autoria de Fernando Brant, Lô Borges e Márcio Borges, que foi imortalizada na voz de Milton Nascimento: "Eu sou da América do Sul / Eu sei, vocês não vão saber / Mas agora sou cowboy / Sou do ouro, eu sou vocês / Sou do mundo, sou Minas Gerais”.

Serão selecionadas as gravuras que expressem a identidade “glocal” da UFMG. O termo representa a interconexão entre o global e o local, reconhecendo que a cultura e a identidade de uma comunidade são influenciadas pelas duas dimensões. O objetivo é que as gravuras sejam representativas da interação da UFMG com o mundo, refletindo a diversidade e a interdependência das culturas.

Exposição e premiação
Das obras inscritas, serão escolhidas, em primeira etapa, conforme as regras do Anexo I, 10 gravuras para exibição em exposição em local e data que ainda serão definidos. Desse universo, serão selecionadas, em segunda etapa para premiação em dinheiro, até três obras com maior pontuação conforme os critérios de avaliação estabelecidos no mesmo anexo do edital.

Os dez artistas selecionados na primeira etapa receberão ajuda de custo no valor de R$500 para a produção da versão final das obras que serão expostas.

Serão premiadas até três gravuras na segunda etapa com o valor de R$ 2,5 mil cada. O pagamento será feito com patrocínio do Instituto Confúcio da UFMG em parceria com a DRI.

Os artistas devem se comprometer a utilizar o valor para custear e providenciar a tiragem de 100 cópias de cada gravura em papel com a qualidade necessária e entregá-la à DRI no prazo especificado no cronograma da chamada. A premiação será acompanhada de certificação de reconhecimento ao mérito.

Os requisitos para as candidaturas estão expostos na página da DRI, onde o edital também está disponível para consulta. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail info@dri.ufmg.br.

Com Assessoria de Comunicação da DRI