Serviço identifica fungos e propõe tratamento adequado para infecções

Serviço Micologistas associados reúne pesquisadores do ICB e da Santa Casa de BH; atendimentos são feitos mediante encaminhamento médico

A variedade de fungos pode dificultar o tratamento de infecções, uma vez que é preciso identificar o agente causador para definir qual medicamento será utilizado. O serviço Micologistas Associados, lançado pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, foi criado com o objetivo de auxiliar médicos e pacientes nessa identificação.

O serviço oferece exame micológico direto, cultura das amostras, identificação por metodologias convencionais e moleculares, além de testes de concentração inibitória mínima para avaliar perfil de susceptibilidade, todos a baixo custo. O atendimento é feito por meio de encaminhamento médico.

O Micologistas Associados integra o projeto de extensão Identificação e perfil de susceptibilidade a antifúngicos de fungos de importância clínica, que reúne professores, pesquisadores, pós-doutorandos e estudantes de mestrado e doutorado dos laboratórios de Micologia e de Taxonomia, Biodiversidade e Biotecnologia dos Fungos, do ICB, além de pesquisadores do Núcleo de Pós-graduação e Pesquisa do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-2740 e (31) 3409-2739, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo e-mail sjohann@icb.ufmg.br. No período de férias, o serviço dos Micologistas Associados funciona normalmente, mas com equipe reduzida.

Equipe: Jéssica Januário (produção e reportagem); Lucas Tunes (imagens); Marcia Botelho (edição de imagens); Alessandra Ribeiro e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)