Saúde

UFMG promove intervenções para o desenvolvimento e crescimento infantil

Projeto da Escola de Enfermagem treina professores, realiza oficinas e consultas

O projeto Primeira Infância, da Escola de Enfermagem da UFMG, tem o objetivo de promover o crescimento e desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, com enfoque na área de abrangência dos Centros de Saúde São Paulo e Tia Amância, em Belo Horizonte. Várias atividades são desenvolvidas para a capacitação de profissionais da saúde, de assistência social e familiares. 

Uma das ações é o trabalho realizado nas escolas da rede pública de ensino para capacitar educadores nos cuidados essenciais com crianças, como primeiros socorros de alunos, através de atividades práticas e didáticas.

Em outra abordagem, ocorre um encontro, a cada dois meses, com mães grávidas e pais para os cuidados primários e essenciais aos recém-nascidos. As mães são indicadas pelo serviço social dos centros de saúde, onde há o acompanhamento da gestação, consultas e orientações. Ao final das atividades, os pais recebem enxovais confeccionados pelas paroquianas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro de Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte. 

Entrevistadas: Delma Simão, prof. Escola de Enfermagem – UFMG, Virgínia Barbosa, estudante Enfermagem – UFMG, Cleidilane Santos, analista financeira. 
Equipe: Leonardo Milagres (produção); Larissa Costa (reportagem); Antônio Soares (imagens); Marcia Botelho (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)