Institucional

UFMG promove nova formação sobre gestão de conflitos e apuração de delitos administrativos

Capacitação é aberta a servidores docentes e técnico-administrativos, que devem se inscrever até 18 de outubro

Apresentação do e-PAD pelo auditor federal de Finanças e Controle da CGU, Daniel Rodrigues Pelles, durante a I Formação
Apresentação do e-PAD pelo auditor federal de Finanças e Controle da CGU, Daniel Rodrigues Pelles, durante a primeira edição da formação Foto: Alicianne Gonçalves | UFMG

Até o próximo dia 18, servidores da UFMG podem se inscrever na 2ª Formação das Comissões Permanentes da Coordenadoria de Prevenção, Mediação de Conflitos e de Correição (CMEC). A capacitação será ministrada em oito oficinas nos meses de novembro e dezembro, com aulas presenciais das 9h às 12h, no campus Pampulha. Certificação de 24 horas será emitida para pessoas que participarem de ao menos seis encontros.

O curso é destinado aos servidores públicos da Universidade que se interessam pela temática ou que desempenham as atividades de gestão de conflitos e de apuração e correição de delitos administrativos, tais como aqueles lotados na Ouvidoria, nos espaços de acolhimento da UFMG, na Comissão de Ética, na Reitoria e na CMEC, incluindo suas comissões permanentes.

Em cada oficina haverá apresentação das bases teóricas relacionadas ao tema, atividades práticas em grupo e debates acerca da possibilidade de se trabalhar as técnicas apresentadas para a prevenção de violências e gestão dos conflitos institucionais.

Diálogo e prevenção
A CMEC foi instituída em outubro do ano passado para substituir a antiga Unidade Seccional de Correição. Com atuação focada no diálogo para viabilizar conciliações e prevenir ilícitos administrativos, a coordenadoria também ministra treinamentos e dá suporte contínuo aos servidores da Universidade.

A primeira formação realizada pela CMEC ocorreu em agosto deste ano e capacitou mais de 100 servidores técnico-administrativos e docentes. Entre palestras, debates e workshops, os servidores receberam informações sobre o sistema correicional no serviço público, os deveres e proibições previstos na Lei 8.112/90, o processo administrativo disciplinar e de investigação, a apresentação de uma denúncia e as condições ou o suporte evidenciário que a denúncia precisa conter para que seja verificada sua admissibilidade.

Os participantes também aprenderam os critérios para identificar se um conflito é passível de ser tratado pela mediação e os princípios, procedimentos e fases da mediação. Em entrevista ao Portal UFMG durante a 1ª Formação das Comissões Permanentes, a professora Marcella Furtado de Magalhães Gomes, coordenadora da CMEC, destacou que os temas tratados pela Coordenadoria ajudam na resolução de conflitos e na apuração dos delitos administrativos que ocorrem dentro da Universidade.

“A partir da institucionalização da CMEC como órgão centralizado para oferecer a mediação de nossos problemas de maneira mais uniforme, eficaz e dialógica, esperamos contribuir para a consolidação de uma cultura de prevenção na Universidade, inclusive por meio da replicação de formações como essa, que devem se repetir anualmente”, anunciou, na ocasião.