Formas de Ingresso

UFMG recepciona estudantes indígenas aprovados em vestibular

Quatorze calouros ingressaram em sete cursos; Direito é a novidade

A UFMG está recebendo, neste semestre, 14 estudantes aprovados no vestibular indígena realizado em novembro do ano passado. O processo seletivo está em consonância com a realidade social e cultural dos candidatos e busca a expansão das oportunidades para esses alunos no espaço acadêmico, por meio do instrumento das  vagas suplementares.

Em anos anteriores, o vestibular indígena já oferecia duas vagas nos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Agronomia. Após seis anos de interrupção, o projeto retornou em 2019, quando foram adicionadas mais duas vagas para o curso de Direito.

No dia 14 de janeiro, os alunos foram recepcionados durante o registro acadêmico e realizaram um ritual de agradecimento aos deuses e anciões de cada povo, firmando o pé no chão dentro da universidade e celebrando a diversidade étnica.

Otávio Costa Kaxixó, graduando em Medicina pela UFMG e representante estudantil indígena, conta que a recepção é algo inédito na Universidade e tem o objetivo de auxiliar os alunos no início da vida acadêmica. Os alunos são acompanhados durante o registro e orientados sobre procedimentos iniciais, como a confecção da carteirinha estudantil e registro na Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Segundo ele, haverá, no dia 6 de março, uma recepção ampliada, com discussões sobre o que é ser indígena na UFMG.

Colegiado
A UFMG é pioneira na formação de um colegiado especial indígena. A instância, que conta com a presença de dois estudantes de diferentes etnias, promove trocas entre a Universidade e as comunidades indígenas, discutindo demandas, oportunidades e expectativas dos alunos no espaço acadêmico.

O processo seletivo é aberto a estudantes que vivem nas comunidades, e sua participação está condicionada à assinatura de um termo em que o estudante se compromete a aplicar, nas comunidades indígenas, o conhecimento adquirido na academia, fortalecendo o laço dessas comunidades com o meio universitário e aumentando a participação e poder de decisão indígena nas políticas públicas.

Produção: Daiany Nogueira
Reportagem: Daiany Nogueira e Leonardo Milagres