Institucional

UFMG recebe pesquisadores do Japão e da Coreia do Sul para seminário sobre política, economia e relações internacionais

Campus da sul-coreana Chung-Ang University, uma das sete instituições com as quais a UFMG vai celebrar convênios de cooperação Divulgação

O Centro de Estudos da Ásia Oriental, da UFMG, vai receber, na próxima semana (27 e 28 de setembro), pesquisadores de universidades japonesas e sul-coreanas para encontro sobre cooperação trilateral e para tratar de grandes temas como economia, relações internacionais e direito. As atividades serão realizadas no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha

O seminário Cooperação trilateral em educação superior: perspectivas de Brasil, Japão e Coreia do Sul é uma das estratégias de aproximação com esses países. “Diferentemente do que ocorre com a China, que tem sido objeto de diversas iniciativas conjuntas, temos ainda pouquíssima interação com o Japão e a Coreia do Sul, países de grande relevância política, econômica e acadêmica”, justifica o diretor do centro, professor Gilberto Libânio, da Faculdade de Ciências Econômicas.

Em fevereiro deste ano, os professores Dawisson Lopes, do Departamento de Ciência Política, e Aziz Saliba, vice-diretor da Faculdade de Direito, visitaram oito universidades no Japão e na Coreia do Sul (quatro em cada país). “Voltamos com ótimas perspectivas e, durante o seminário, vamos celebrar sete acordos de cooperação”, informa Lopes.

A abordagem central das pesquisas conjuntas é a comparação das estratégias de inserção mundial das chamadas potências médias, entre elas Brasil, Japão e Coreia do Sul, em política externa, economia e direito internacional. Ele explica que as potências médias são classificadas como estabelecidas (caso do Japão) e emergentes (Brasil e Coreia do Sul).

A estrutura do seminário espelha os principais interesses da pesquisa. Dawisson Lopes vai integrar o primeiro painel, sobre política externa, Gilberto Libânio vai debater políticas de desenvolvimento, e o professor Aziz Saliba participará do terceiro painel, sobre a dimensão cultural e normativa da cooperação trilateral. As três mesas serão realizadas na terça, 27.

No dia seguinte, o diretor de Relações Internacionais, Fabio Alves, vai participar de conversa sobre os desafios da cooperação internacional na educação superior. Segundo ele, o evento será fundamental para o estabelecimento de parcerias estratégicas com o Japão e a Coreia do Sul. “A iniciativa cresce em amplitude, em vista do alto nível de excelência acadêmica das instituições japonesas e sul-coreanas que firmarão convênios de cooperação com a UFMG”, diz Fabio Alves.

A participação no seminário é livre, sem necessidade de inscrições prévias. Os interessados poderão se cadastrar no dia do evento para receber informações por e-mail sobre as atividades do Centro de Estudos da Ásia Oriental.

Conheça a programação:

Terça, 27
Jaime Ramírez, reitor da UFMG
Fábio Alves, diretor de Relações Internacionais da UFMG
Embaixador Paulo Wagner de Miranda, chefe da representação do Ministério de Relações Exteriores em Minas Gerais
Gilberto Libânio, diretor do Centro de Estudos da Ásia Oriental da UFMG

11h – Celebração de acordos de cooperação
Com Korea University, Chung-Ang University, Ehwa Womans University, Seoul National University, Ritsumeikan Asia Pacific University, Kyoto University e Waseda University

12h – Almoço para networking

14h – 15h30
Painel 1: Sobre potências médias emergentes e estabelecidas
Dawisson Belém Lopes (UFMG)