UFMG abrigará centro de excelência em estudos europeus

Trabalhos, centrados na ideia de desenvolvimento sustentável, terão caráter supranacional

Bandeira da União Europeia
Bandeira da União Europeia Domínio público

A UFMG acaba de ser aprovada para receber da União Europeia um Centro de Excelência Jean Monnet, que visa fomentar pesquisas, estudos e outras atividades acadêmicas que tenham como tema a União Europeia em seus aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e jurídicos.

“Faremos parte de uma rede que nos conectará com todos os demais centros de excelência Jean Monnet existentes no mundo”, salienta o professor Aziz Tuffi Saliba, diretor de Relações Internacionais da UFMG. “Receber esse centro é um reconhecimento da qualidade das pesquisas que desenvolvemos aqui na Universidade com foco na União Europeia, assim como do potencial que temos de avançar ainda mais nesse tipo de estudo e atividade”, destaca o diretor.

O Centro Jean Monnet deve ser instalado na Universidade entre outubro e novembro deste ano, com aportes iniciais da União Europeia. Seus estudos serão centrados no bloco como organização supranacional e não em estados-membros individualizados. O trabalho tem como eixo a ideia de desenvolvimento sustentável, em suas distintas concepções: crescimento econômico, desenvolvimento social, proteção ambiental e bem-estar.

A criação do Centro de Excelência Jean Monnet na UFMG foi abordada em matéria publicada na edição 2.067 do Boletim UFMG.

Carta das Nações Unidas
A Universidade é a nova integrante da United Nations Academic Impact (Unai), rede de instituições que, coordenada pela ONU, reitera o compromisso de seus membros com os valores humanistas estabelecidos na Carta das Nações Unidas. O assunto também foi tema de matéria publicada na última edição do Boletim.