Institucional

UFMG recepciona calouros que ingressaram após o início do primeiro período letivo

Encontro nesta segunda-feira, 24, reunirá estudantes da lista de espera do Sisu ou que passaram pelas bancas de heteroidentificação e de verificação de condição de deficiência

Movimentação de estudantes no campus Pampulha
Movimentação de estudantes no campus Pampulha: calouros receberão o mesmo tratamento dado aos colegas que ingressaram no início do período letivoFoto: Raphaella Dias | UFMG

Cerca de 200 estudantes aprovados no Sisu 2023 e que acabaram de ingressar na UFMG, com o período letivo em curso, terão uma recepção de calouros "pra chamar de sua". Na próxima segunda-feira, 24 de abril, os alunos convocados a partir da quinta chamada da lista de espera do Sisu ou que tenham passado pelas bancas de heteroidentificação e de validação da condição de deficiência serão acolhidos pela equipe da Reitoria.

O encontro será realizado das 17h às 19h, no auditório 102 do Centro de Atividades Didáticas (CAD 2), do campus Pampulha, com o tema: Alegria, fui chamado para a UFMG! E agora que o semestre já começou?. “O objetivo é exatamente acolher e tranquilizar esses estudantes que chegam à Universidade com o semestre letivo em andamento. Queremos que todos eles tenham uma recepção calorosa e se sintam apoiados pela instituição, com toda a orientação que também foi oferecida aos colegas, no início das aulas [20 de março]”, afirma a diretora de Políticas de Apoio a Projetos da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Erica Dumont.

O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira vai comandar uma roda de conversa formada por representantes de equipes cujas atividades estão diretamente relacionadas à vida acadêmica dos estudantes: além da Prae, integrantes da Pró-reitoria de Graduação, da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

É a primeira vez que a UFMG promove uma segunda recepção de calouros. "Trata-se de uma grande oportunidade da escuta. É importante que demandas e dúvidas dos estudantes, que até então vinham sendo atendidas individualmente, possam ser compartilhadas coletivamente para que todos se sintam parte da comunidade”, observa a pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Licínia Maria Correa.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Bruno Teixeira, em razão da divulgação tardia do resultado do Enem, o calendário da UFMG foi ajustado para que as aulas dos calouros do primeiro período letivo de 2023 começassem duas semanas após o previsto, passando do dia 6 para o dia 20 de março. Ele acredita que os novos estudantes que entraram após esse período poderão recuperar os conteúdos já oferecidos.

Serviços e assistência estudantil
Os novos integrantes da comunidade acadêmica da UFMG receberão todo o material informativo sobre os serviços prestados nos campi da Universidade, como mapa de localização dos prédios, fôlder sobre as possibilidades de acessibilidade e inclusão oferecidas pelo NAI e orientações sobre a carteira de identificação estudantil e o acesso aos sistemas e aos serviços de assistência estudantil gerenciados pela Fump, como alimentação, moradia e a rede de acolhimento em saúde mental.

A equipe de bolsistas que recepcionou os calouros na Tenda Viver UFMG, na Praça de Serviços, no mês passado, também estará à disposição dos calouros para tirar dúvidas e prestar informações, também disponíveis no site Viver UFMG.

Teresa Sanches