Institucional

UFMG sedia encontro de entidade que reúne instituições latino-americanas e caribenhas

Reitor Jaime Ramírez (à direita) abriu reunião do Enlaces e dividiu a condução dos trabalhos com o reitor da UFSCar, Targino Araújo Filho Foca Lisboa / UFMG

As normas que vão regulamentar o Espaço Latino-americano e Caribenho de Ensino Superior (Enlaces) estão sendo discutidas nesta segunda-feira, 22, na UFMG, por representantes da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e da União de Universidades da América Latina e do Caribe (Udual).

Ao abrir a reunião, o reitor Jaime Ramírez convidou Targino Araújo Filho, reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para com ele dividir a condução dos trabalhos, que prosseguem nesta terça-feira, 23. A pauta deste encontro do comitê executivo provisório do Enlaces foi definida em março de 2015, em reunião da entidade em Santo Domingo (República Dominicana).

“Desejo que tenhamos um trabalho proveitoso, para que possamos avançar na direção dos objetivos propostos”, disse o reitor, referindo-se ao processo de consolidação da entidade, que foi criada em 2008, em reunião em Cartagena de Índias (Colômbia). Jaime Ramírez, à época pró-reitor de Pós-graduação, participou da reunião de criação do Enlaces.

Segundo a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, é de grande importância ter um espaço comum em que se possa discutir a educação, pública principalmente, que é a vertente de maior peso na América Latina.

“O documento base do Enlaces destaca a educação como direito de todos e dever do Estado, e a universidade pública cumpre papel fundamental para a nossa região. Esse é o espírito que nos une e que motiva a UFMG a participar ativamente dessa construção conjunta”, enfatiza a professora.

Ela acrescenta que a entidade foi planejada com o intuito de reunir grupo representativo de instituições da região, para fortalecer o ensino superior solidário e trabalhar pela democratização do conhecimento, pelo conceito de educação como direito e bem público social e pela ideia de universidades comprometidas com a busca de soluções para os problemas emergentes da sociedade.

O diretor de Relações Internacionais da UFMG, Fábio Alves, informa que o comitê executivo tem trabalhado em projeto-piloto que envolve seis áreas do conhecimento e universidades de países da América Latina a fim de aferir a viabilidade da proposta do Enlaces.