Pesquisa e Inovação

UFMG sediará conferência sul-americana sobre Humanidades; trabalhos serão recebidos até o dia 25

Centro de Atividades Didáticas 2, no campus Pampulha, vai abrigar a conferência
Centro de Atividades Didáticas 2, no campus Pampulha, vai abrigar a conferência Augusto  Lacerda / UFMG

Estão abertas as inscrições para a Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades, que será realizada na UFMG, de 4 a 7 de outubro, no âmbito das comemorações dos 90 anos da Universidade.

As inscrições para participação de ouvintes podem ser feitas até o dia 30 deste mês. Para a submissão de trabalhos, a data-limite é 25 de setembro. A notificação de aceite das inscrições será enviada aos proponentes até o dia 30.

A programação está sendo estruturada com mesas-redondas, grupos de trabalho e apresentações. As atividades serão realizadas no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), campus Pampulha.

As apresentações de comunicações devem ser coordenadas por professores e pesquisadores doutores; as apresentações de pôsteres podem ser realizadas diretamente por estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Conforme o site do evento, haverá premiação para os melhores pôsteres.

No mesmo site, já podem ser consultadas a programação geral, a lista de conferencistas confirmados e informações sobre translado e hospedagem, entre outras. As inscrições também serão feitas on-line, por meio do sistema Easy Chair, acessível no mesmo site.

Um dos destaques da programação é a participação de Susanna Hecht, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), que fará a conferência de abertura. Ph.D. em Geografia, Susanna Hecht realiza pesquisas no âmbito da ecologia política, com foco na América Latina, em especial, a Amazônia.

Entendimento global

A Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades integra a programação do Ano Internacional do Entendimento Global (2016), que propõe o debate sobre a globalização nas suas dimensões internacional, nacional e regional.

O evento é também uma atividade preparatória da Conferência Mundial das Humanidades, que ocorrerá em 2017 com o intuito de “refundar as ciências humanas, retomando o seu lugar na sociedade contemporânea e aprofundando a dimensão transdisciplinar da pesquisa, em face das necessidades da Humanidade no século 21”, como se informa no site do evento.

Informações sobre a Conferência Mundial das Humanidades, que terá sede em Liège, Bélgica, podem ser obtidas no próprio site.