Pesquisa e Inovação

UFMG Talks apresenta inovações e reforça importância das vacinas

Evento teve participação dos professores Flávio da Fonseca e Lilian Diniz e está disponível na íntegra no YouTube

Nas últimas décadas, as vacinas foram responsáveis pelo controle e, até mesmo, pela erradicação de graves doenças contagiosas. A imunização não protege apenas quem recebe a vacina, mas toda a população, ao reduzir o número de doentes e a circulação de vírus e bactérias entre as pessoas, diminuindo o risco de propagação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as vacinas previnem de dois a três milhões de mortes por ano no mundo e são a forma mais efetiva de se evitar doenças.

A OMS chegou a considerar o sarampo erradicado em 2005, mas o vírus voltou a circular nos últimos meses em todo o mundo. O aumento no número de casos de sarampo é consequência da falta de imunização, e os especialistas apresentam dois aspectos em especial para isso. Em primeiro lugar, existe uma crença de que vacina é “coisa para criança”, mas é extremamente importante que adultos e idosos também sejam imunizados. Por outro lado, nos últimos anos, cresceu a desconfiança sobre a eficácia e segurança das vacinas. A circulação de fake news levou algumas pessoas a considerar, erroneamente, que as vacinas poderiam causar efeitos colaterais graves, como o autismo, por exemplo.

Para discutir este tema, o UFMG Talks de setembro recebeu, no Centro Cultural Banco do Brasil, dois professores da Universidade: Flávio Guimarães da Fonseca, biólogo que contribuiu com o desenvolvimento da vacina contra a dengue, e Lilian Diniz, infectologista pediátrica. Eles fizeram breves explanações e responderam a perguntas do público, enviadas pelo WhatsApp. O evento está disponível na íntegra no YouTube.

Próximas edições
Uma vez por mês, o teatro do Centro Cultural Banco do Brasil recebe o UFMG Talks e convida as pessoas para uma conversa descontraída sobre algum tema de grande interesse. Inspirado nas palestras do TED (Technology, Entertainment and Design), o evento é gratuito e posteriormente é disponibilizado no canal do YouTube da TV UFMG e no site da iniciativa (www.ufmg.br/prpq/ufmgtalks).

A próxima edição, marcada para 9 de outubro, terá a participação dos professores Fabrício Benevenuto, da Ciência da Computação, e Geane Alzamora, da Comunicação, que vão conversar sobre as fake news e o poder de uma mentira bem contada. No dia 6 de novembro, o tema será revolução genética e tecnologias usadas na manipulação de DNA – os convidados serão os professores Ivan Domingues, da Fafich, e Silvia Guatimosim, das Ciências Biológicas.

O UFMG Talks é iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa em parceria com o Centro de Comunicação da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, a Fundep.