Pesquisa e Inovação

UFMG tem nove trabalhos agraciados na edição 2016 do Prêmio Capes de Teses

Sete foram contempladas com menção honrosa e duas conquistaram o prêmio

Duas teses defendidas na UFMG no ano passado, nas áreas de Artes e Música e Medicina Veterinária, venceram a edição 2016 do Prêmio Capes de Teses, que reconhece os melhores trabalhos de doutorado agrupados em 48 áreas do conhecimento. Outras sete foram contempladas com menção honrosa.

O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, dia 10, no Diário Oficial da União. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, em 14 de dezembro, quando também será anunciado o resultado do Grande Prêmio Capes de Teses.

Os vencedores pela UFMG são Carolina Junqueira, com o trabalho O Corpo, a morte, a imagem: a invenção de uma presença nas fotografias memoriais e post-mortem, defendida na Escola de Belas-Artes, e Elaine Maria Seles Dorneles, que apresentou na Escola de Veterinária a tese Immune response of calves vaccinated with Brucella Abortus S19 or Rb51 and revaccinatedwith Rb51.

Carolina foi orientada pelo professor Stéphane Denis Albert Rene Philippe Huchet e coorientada por David Le Breton. Elaine teve como orientador o professor Andrey Pereira Lage, com coorientação de Andréa Teixeira Carvalho e Márcio Sobreira Silva Araújo.

Denise Maria Trombert de Oliveira, pró-reitora de Pós-graduação
Denise Maria Trombert de Oliveira, pró-reitora de Pós-graduação Foto: Foca Lisboa / UFMG

“Com trabalhos de destaque distribuídos em todas as áreas do conhecimento, a UFMG mostra que a força de sua pós-graduação não está concentrada, mas reside no equilíbrio e na abrangência de sua reconhecida excelência”, analisa a pró-reitora de Pós-graduação, Denise Maria Trombert de Oliveira. Nas últimas cinco edições da iniciativa, a UFMG conquistou 43 distinções, entre Prêmios Capes, Grande Prêmio e menções honrosas.

Menções honrosas
As sete menções honrosas estão distribuídas entre os três grandes colégios estabelecidos pela Capes para efeito de avaliação. Três são do colégio de Ciências da Vida (Bioinformática, Ciências Farmacêuticas, Odontologia), duas das Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar (Física, Química) e duas de Humanidades (Arquitetura e Urbanismo, Demografia). Veja a lista dos agraciados:

- Carlos Alberto Batista Maciel, com a tese Arquitetura como infraestrutura, na área de Arquitetura e Urbanismo.

- Ingrid David Barcelos, com a tese Estudo de propriedades estruturais e óticas de heteroestruturas formadas com materiais bidimensionais, na área Astronomia e Física.

- Tiago Antônio de Oliveira Mendes, com a tese Genômica evolutiva e o estudo de mecanismos de adaptação do metabolismo de leishmania ao parasitismo intracelular, na área Ciências Biológicas I.

- Diego dos Santos Ferreira, com a tese Desenvolvimento de lipossomas ph-sensíveis de superfície modificada com alendronato contendo doxorrubicina para a aplicação no tratamento de metástases ósseas em modelo animal experimental, na área de Farmácia.

- Lucas Guimarães Abreu, com a tese Impacto da má oclusão e do tratamento ortodôntico na qualidade de vida de adolescentes, na área de Odontologia.

- Alane Siqueira Rocha, com a tese Custos com benefícios para o financiamento de cuidados de longa duração para idosos com dependência: estimativas e projeções para o Brasil, na área de Planejamento Urbano e Regional / Demografia.

- Vinícius Vieira Costa, com a tese Transformações de compostos terpênicos via reações catalíticas: valorização de matéria-prima de origem natural, na área de Química.