Saúde

Uso do cigarro eletrônico cresce entre jovens e preocupa especialistas de saúde

Pesquisa da UFMG em parceria com o IBGE mostra que quase 30% dos jovens entre 13 e 17 anos já consumiram tabaco

Os cigarros eletrônicos são os preferidos entre os jovens. Produto é prejudicial à saúde e tema venda proibida no Brasil.
Os cigarros eletrônicos são os preferidos entre os jovens. Produto é prejudicial à saúde e tema venda proibida no Brasil. vaper city / wikimedia commons

O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado no dia 31 de maio. Criada em 1987, a data alerta sobre as doenças relacionadas ao tabagismo, classificado como uma epidemia mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda de acordo com a OMS, o consumo de tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo. No Brasil, cerca de 433 pessoas morrem por dia devido ao uso do produto. 

Atualmente, o tabagismo vem se tornando uma preocupação ainda maior entre os profissionais da saúde. Um estudo realizado pela UFMG em parceria com o Ministério da Saúde e o IBGE constatou um aumento significativo da experimentação de narguilé, cigarro eletrônico e outros produtos do tabaco entre adolescentes em idade escolar. De acordo com a pesquisa, 26,9% dos jovens entre 13 e 17 anos já consumiram tabaco alguma vez. 

O Expresso 104,5 conversou com a professora da Escola de Enfermagem da UFMG e coordenadora do estudo, Deborah Carvalho Malta.

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto

Saiba mais informações sobre a pesquisa na página da Escola de Enfermagem da UFMG.

Produção: Laura Portugal sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória