Pessoas

Vida e arte segundo Célia Xakriabá

Primeira mulher indígena eleita deputada federal por Minas Gerais é perfilada na edição especial da Revista Diversa

Célia
Célia Xakriabá: legado da ancestralidadeIlustração: Gabriel Lisboa | UFMG

Ativista, professora, poetisa, performer e artista visual, Célia Xakriabá tem seu perfil publicado na edição da Revista Diversa que comemora os 95 anos da UFMG.

A personalidade e o estilo marcante de Célia, eleita deputada federal, são analisados por pessoas que acompanharam sua trajetória, como as professoras Ana Gomes e Lucinha Álvares, da Faculdade de Educação, o gestor cultural Leo Lessa e o antropólogo Rafa Barros. “É uma mulher com raízes cravadas no território Xakriabá, que se forjou na luta de seu povo e traz o legado da ancestralidade dos povos originários de Minas Gerais. Tem a capacidade muito particular de hackear, devorar, engolir a cultura branca ocidental. Faz essa tradução com maestria”, resume Barros em conversa com o repórter Matheus Espíndola.

Mais Diversa
O perfil de Célia  Xakriabá se junta a outros conteúdos publicados nos últimos meses pela Revista Diversa: o artigo do professor Maurício Campomori, da Escola de Arquitetura da UFMG, sobre a relação da Universidade com as cidades, perfis dos professores Virgílio Almeida, Carlos Roberto Jamil Cury, Magda Becker Soares e Ângela Vaz Leão, e reportagem sobre professores estrangeiros que fincaram raízes na UFMG.