Vigésima edição da UFMG Jovem é capa do Boletim

Publicação também focaliza mudanças no sistema de controle de frequência e técnica inédita que bloqueia crises epiléticas

Capa da edição 2.072 do Boletim (criação: Marcelo Lustosa / UFMG)
Capa da edição 2.072 do Boletim (criação: Marcelo Lustosa / UFMG) Reprodução

A UFMG Jovem, tradicional feira de ciências, comemora duas décadas de existência mantendo-se fiel à proposta original de integrar professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas e níveis de escolaridade. O evento será realizado no campus Pampulha, nos dias 19 e 20 de setembro, e reunirá 75 trabalhos produzidos em escolas mineiras.

O assunto é capa da edição 2.072 do Boletim UFMG, que circula a partir de hoje em versão digital, e também pode ser lida em formato pdf. Veja o conteúdo.

O que é bom nasce feito
Artigo do professor Francisco César de Sá Barreto, reitor da UFMG de 1998 a 2002.

Em cima do ponto
Mudanças no controle de frequência dos servidores técnico-administrativos entraram em vigor em setembro; principal novidade é a facilidade para o fechamento do registro mensal em até 60 dias.

Aqui tudo começou
Escolas mineiras se mobilizam para a UFMG Jovem, tradicional evento de divulgação científica que chega à 20ª edição.

Perfeita dessincronia
Pesquisadores do ICB patenteiam técnica que bloqueia crises epiléticas sem uso de fármacos e sem prejudicar a atividade normal dos neurônios.

Disparidade mapeada
Em artigo, pesquisadores da UFMG identificam as desigualdades que caracterizam o campo do atendimento cirúrgico pediátrico no Brasil.

Acontece
Nesta semana, ciclo que comemora os 20 anos do IEAT debate big data e pós-verdade.

Drama de família
Dissertação defendida na Faculdade de Direito revela como os agentes da justiça compreendem os meandros da alienação parental.