Esporte e lazer

25ª Competição Baja Sae Brasil

O carro off-road Baja UFMG é uma das 87 equipes formadas por 1,7 mil estudantes de cursos de engenharia de todo o país que participa, de 20 a 24 de fevereiro, da 25ª Competição Baja Sae Brasil. A disputa acontece no Parque Tecnológico de São José dos Campos, Interior paulista. O carro da UFMG entra na pista com o número 71.

A  competição vai selecionar três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral das provas a representar o país na disputa mundial, Baja Sae Rochester (6 a 9 de junho, Rochester Institute of Technology, NY, EUA). 

Baja

Os veículos Baja Sae são projetados e construídos pelos próprios estudantes nas universidades, sob orientação de professores. Cada projeto é avaliado por juízes, engenheiros especializados da indústria automotiva, em provas estáticas e dinâmicas, como aceleração, manobrabilidade, velocidade máxima, tração e enduro de resistência.

Além de projetar e construir os carros cabe aos alunos organizar e gerenciar as equipes responsáveis por todo o trabalho, que inclui a viabilidade econômica do carro.

Os carros são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg.

Origem

O projeto Baja Sae foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da Sae Brasil.

(Fonte: Assessoria do Baja Sae Brasil)

Descrição Imagem
Carros da UFMG têm histórico positivo na competição Reprodução/ Facebook baja UFMG

Ficha técnica

Programação 2019

Dia 20 (quarta-feira) – 18h - Cerimônia de abertura

Dia 21 (quinta-feira) – 9h às 18h - Inspeções técnicas de segurança dos veículos; avaliação de projeto dinâmico e segurança dinâmica

Dia 22 (sexta-feira) - 8h30 às 19h50 – Apresentação de projetos e verificação de segurança dinâmica

Dia 23 (sábado) - 9h às 18h20 – Provas de aceleração e velocidade máxima, tração, lama, manobrabilidade, suspensão; prova 25 anos Baja Sae Brasil

Dia 24 (domingo) – 10h – Enduro; 15h30 - encerramento e premiação

Serviço

20 a 24 de fevereiro de 2019

Parque Tecnológico de São José dos Campos

Adicionar ao meu calendário

Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, ao lado da Fatec

http://portal.saebrasil.org.br/noticia/noticia-sae-brasil/Post...