Cursos

Abertas inscrições para nova edição do curso de 'Recepção teatral e estudos do espetáculo'

A Faculdade de Letras (Fale) recebe inscrições para o preenchimento de 40 vagas (10% para bolsistas) no curso de extensão Recepção teatral e estudos do espetáculo. Interessados podem acessar o site de Cursos e Eventos da Fundep até 6 de abril de 2022.

Nesta segunda edição do curso, que vai de abril a julho, com aulas sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h, são oferecidas duas turmas: uma na modalidade on-line, com aulas quinzenais, e a outra na modalidade semipresencial – os encontros serão intercalados semanalmente, entre presenciais e on-line. As aulas presenciais terão lugar no Centro Cultural UFMG.

A formação é aberta a pessoas interessadas em teatro, professores do ensino básico e superior, estudantes universitários, programadores, mediadores culturais e profissionais liberais das artes cênicas. Não há necessidade de conhecimento prévio na área.

O objetivo é oferecer diferentes perspectivas para a leitura da cena teatral, por meio da fruição e discussão de espetáculos pré-selecionados. A intenção é valorizar a experiência do espectador, a partilha de percepções e o estímulo ao olhar crítico sobre as criações cênicas, além de proporcionar eixos de abordagem para a análise de espetáculos.

A metodologia explorada no curso vale-se do conceito de “mediações críticas”, a fim de estimular uma discussão que priorize e problematize as relações entre teatro e sociedade. Os participantes vão debater obras apresentadas em Belo Horizonte (no caso da modalidade semipresencial) e obras de teatro digital (as duas turmas).

O curso é coordenado por Elen de Medeiros, e as aulas serão ministradas por Julia Guimarães – ambas são professoras de Literatura e Outras Artes na Faculdade de Letras. A graduanda em Teatro da UFMG Maria Luiza Dimas dará apoio à realização das atividades do curso.

Primeira edição
A primeira edição do curso Recepção teatral e estudos do espetáculo, realizada de outubro de 2021 a fevereiro de 2022, contou com a participação de 16 alunos, de quatro diferentes regiões brasileiras, e discutiu obras disponíveis no formato digital, com foco naquelas criadas durante a pandemia. Artistas e coletivos como o Grupo Galpão (MG), Renata Carvalho (SP), Teatro Carmin (RN) e Grace Passô (MG) tiveram suas criações analisadas. A edição contou ainda com a participação de professores e críticos teatrais convidados, como Mariana Muniz, Marcos Alexandre e Paulo Bio Toledo, que integram o corpo docente da UFMG.

A atividade é parte das ações do programa de extensão Mirante – recepção e expectação teatral, coordenado pelas professoras Elen de Medeiros, Julia Guimarães e Tereza Virgínia. O objetivo do curso é ampliar, diversificar  e qualificar o público de teatro.

Descrição Imagem
Projeto Mirante da Fale: ampliar, diversificar e qualificar espectadores de teatro Divulgação Centro Cultural UFMG

15 de março a 6 de abril de 2022

on-line e semipresencial