Evento acadêmico

Abertas inscrições para cursos nas áreas de engenharia e ciência de dados

A Fundep, Fundação de Apoio da UFMG, está com inscrições abertas para os cursos de Engenharia de máquinas biológicas e Ciência de dados aplicada à cibersegurança. O primeiro será realizado presencialmente, no campus Pampulha, e o outro será virtual. A entrada é no segundo semestre de 2022.

Biologia sintética e empreendedorismo
O curso de Engenharia de máquinas biológicas destina-se a estudantes de ensino técnico, de graduação e de pós-graduação de diversas áreas – de preferência, com conhecimento de biologia – e profissionais interessados em biologia sintética, biotecnologia e empreendedorismo.

Os participantes vão se inteirar sobre técnicas de manipulação genética, de uso de ferramentas de bioinformática, de inovação e empreendedorismo. Também serão estudados o Movimento Maker e a competição iGEM (International Genetically Engineered Machine), na qual o grupo da UFMG tem participado e se destacado nas últimas edições.

Com duração de cinco dias (8 a 12 de agosto) e carga horária de 45h, o curso propõe incentivar a adesão de novos integrantes aos estudos da biologia sintética e à descoberta do potencial dessa área – ainda nova – na geração de novos conhecimentos, produtos e arte. São ofertadas 50 vagas, e o valor de investimento é de R$ 355 à vista. Alunos assistidos pela UFMG por meio da Fump podem solicitar bolsa até 31 de julho e serão selecionados por ordem de chegada. As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 27 pelo site da Fundep. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos@ideareal.org.

Programação e estatística
Diante das mudanças progressivas em cibersegurança impulsionadas pela ciência de dados, é cada vez mais necessária a formação e/ou atualização de profissionais no tema. O curso a distância em Introdução à ciência de dados aplicada à cibersegurança visa oferecer aos estudantes um primeiro contato com o tema por meio da teoria e da prática.

A formação é direcionada a profissionais graduados, estudantes de graduação ou pós-graduação em Ciência da Computação e afins, que sejam familiarizados com lógica de programação e estatística, com alguma experiência com a linguagem de programação Python. Para um maior aproveitamento do curso é desejável que os participantes tenham noções de segurança cibernética.

Com duas turmas, o curso oferta 100 vagas em cada. A primeira turma terá aulas de 1º de agosto a 31 de outubro, com inscrições abertas até 31 de julho, e a segunda, de 1º de dezembro deste ano a 28 de fevereiro de 2023, com inscrições abertas de 15 de outubro a 30 de novembro. A duração é de três meses, com carga horária de 40 horas e investimento de R$ 900 à vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail michele@dcc.ufmg.br

A Fundep faz a gestão financeira de projetos de extensão da UFMG, o que inclui cursos, eventos e atividades esportivas em diferentes áreas do conhecimento. Para mais informações, consulte o site da Fundação.

Descrição Imagem
Fundep está com inscrições abertas para cursos de extensão Lucas Braga | UFMG

Engenharia de máquinas biológicas (presencial)
Inscrições: até 27 de julho de 2022