Evento cultural

Ado Jorio, da Física, e Valter Lobato, do Direito, participam do ciclo de palestras 'Ouse saber'

Ver cartaz do evento >

Com o tema Ouse saber, os professores Ado Jorio de Vasconcelos, do Departamento de Física, e Valter de Souza Lobato, da Faculdade de Direito, participarão de um ciclo de palestras no dia 6 de agosto de 2022, durante o evento TEDxBeloHorizonte. Ao todo, são 13 palestrantes e sete horas de programação.

Os ingressos podem ser adquiridos no site Sympla e custam entre R$ 23,85 e R$ 47,70. O evento ocorrerá no Sesc Palladium, situado na Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro.

Ado Jorio, professor titular no Departamento de Física da UFMG, trabalha com pesquisa e desenvolvimento de instrumentação científica em óptica para o estudo de nanoestruturas com aplicações em novos materiais e biomedicina.

Recebeu os prêmios Somiya Award, da International Union of Materials Reserach Societies (2009), Scopus Brasil, da Elsevier&Capes (2009), ICTP Prize (2012), Georg Forster Research Award, da Humboldt Foundation (2015), e a Medalha da Inconfidência (2016).

É membro da Sociedade Brasileira de Física, da Academia Brasileira de Ciências, e recebeu o Membership Award da The American Chemical Society (2015). Em 2016, foi incluído na lista Highly Cited Researchers (pesquisadores mais citados), da Thomson Reuters.

Valter de Souza Lobato leciona e pesquisa na área de direito tributário. Já recebeu o Prêmio Barão do Rio Branco (melhor aluno das turmas concludentes, em 1993) e o prêmio de melhor aluno de Direito Civil (1993).

Advogado tributarista de destaque nacional, o pesquisador figura, desde 2013, nos rankings Chambers and Partners Latin America, The Latin American Corporate Counsel Association e Análise Advocacia. Desenvolve pesquisas sobre direito empresarial e sobre as relações econômicas e sociais no Estado Democrático de Direito.

Sobre o TEDx
O TED é uma organização sem fins lucrativos, não governamental, que nasceu na Califórnia, Estados Unidos, em 1984. A série promovida pela organização consiste em eventos locais, organizados autonomamente, em que se compartilham conhecimento e experiências.

Descrição Imagem
O nanoscópio será um dos pontos da abordagem de Ado Jorio no TEDx Arquivo LabNs