Astrofísica em pauta: a ciência do filme Interestelar
Discutir a coerência científica do filme Interestelar, dirigido por Christopher Nolan, com consultoria de Kip Thorne, físico teórico norte-americano, é a proposta do programa Café Controverso, que acontece no dia 6 de outubro, às 10h.
Para falar sobre o tema A ciência em Interestelar: ficção científica ou realidade?, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe José Tadeu de Oliveira, professor de Engenharia Aeronáutica da PUC Minas, e Nelson Yokomizo, professor do Departamento de Física da UFMG .
Para outras galáxias
Em Interestelar, um grupo de exploradores realiza viagens intergalácticas com o objetivo de encontrar um novo lar para os habitantes da Terra.
Para os personagens do filme, o tempo não foi um problema: a dilatação temporal fez com que os tripulantes da nave envelhecessem de forma muito mais lenta do que as pessoas que estava na Terra. Além disso, os buracos de minhoca foram usados para levar os tripulantes de uma galáxia para outra, atuando como uma espécie de atalho pelo espaço-tempo.
O Café Controverso abordará ainda outros elementos do filme, como a representação dos buracos negros, cujo aspecto visual foi construído a partir de uma simulação numérica com equações reais. O público pode participar fazendo perguntas aos palestrantes.
(Fonte: Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG)