Evento cultural

Aula aberta com Comunidade Negra dos Arturos na Praça de Serviços

Ver cartaz do evento >

No dia 30 de setembro, das 11h às 12h, será ministrada aula aberta da disciplina Cantos de Fé e Cantos de Trabalho na Comunidade Negra dos Arturos. O evento é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG e marca o encontro semestral da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos. Com entrada gratuita e aberto ao público, o encontro ocorrerá na Praça de Serviços da UFMG, campus Pampulha.

O objetivo da aula é criar ambiente de troca de experiências, para aproximar os participantes do modo como os Arturos se reconhecem e se reconstroem no mundo por meio do canto e da dança.

Ministrantes

A aula aberta será ministrada pela professora Glaura Lucas, com o auxílio de Leonardo Pires, aluno de pós-doutorado da Escola de Música da UFMG, além do mestre da Guarda de Congo nos festejos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, José Bonifácio da Luz.

José Bonifácio é neto de Arthur Camilo Silvério, fundador da Comunidade dos Arturos, e é uma liderança na orientação de crianças e jovens nos preceitos e normas das tradições da comunidade. Ele participa ativamente do Ciclo Anual do Reinado, como também das outras práticas culturais mantidas pelo grupo familiar, como a festa de capina, o batuque e a folia de reis.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da DAC UFMG)

Descrição Imagem
Sala na Comunidade dos Arturos Still de vídeo/Marcos Becho/UFMG

Ficha técnica