Aula sobre 'afrotopia' abre Formação Transversal em Relações Étnico-raciais
Será realizada nesta terça-feira, 3 de março de 2020, a partir das 19h, a aula inaugural Afrotopia: desafios políticos contemporâneos, que será ministrada pelo professor Renato Noguera, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O evento abrirá, neste semestre, a Formação Transversal em Relações Étnico-raciais: história da África e cultura afrobrasileira. A atividade está marcada para o auditório Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação, no campus Pampulha.
Com base na leitura das obras Afrotopia, de Felwine Sarr (que criou o termo para se referir a uma utopia africana), e Crítica da razão negra, de Achille Mbembe, serão analisadas as bases filosóficas do projeto neoliberal por meio da articulação do resultado do capital simbólico e dos mitos do ocidente. Em paralelo, serão debatidas as condições de possibilidade da afrotopia. Em sua exposição, Noguera vai defender a hipótese de que a afrotopia pode ser uma forma de enfrentar alguns desafios políticos, econômicos e ambientais contemporâneos.
O palestrante
Renato Noguera é professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFil) da UFRRJ, pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro) e do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia (Práxis Filosófica), também da instituição fluminense. Ele coordena o grupo de pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin). É doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
(Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Graduação)