Evento cultural

Bate-papo com Júlio Emílio Braz, autor mineiro de literatura infantojuvenil

Ver cartaz do evento >

O premiado escritor mineiro Júlio Emílio Braz participa de bate-papo na UFMG, no dia 18 de outubro, a partir das 14h30, no Jardim Mandala da Faculdade de Educação. A entrada é gratuita e aberta ao público. O debate será mediado pelo professor Eduardo de Assis Duarte e por Gustavo Tanus.

A realização do evento é do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Letramento Literário  do Ceale.

Júlio Emílio Braz

Autor de literatura infantojuvenil contemporânea com mais de 150 obras publicadas, Júlio Emílio Braz nasceu em abril de 1959, na cidade de Manhumirim-MG. Aos cinco anos foi para o Rio de Janeiro. Aprendeu a ler sozinho, aos seis anos de idade, em revistas de terror a que tinha acesso.

Iniciou a carreira de escritor “por acaso”, quando perdeu o emprego e um amigo o aconselhou a procurar uma editora e oferecer-lhe as histórias que havia escrito. Assim, começou publicando histórias em quadrinhos e, mais tarde, escreveu narrativas de bang-bang, sob 39 pseudônimos diferentes.

Grande parte de sua obra discorre sobre a miséria das ruas, a sexualidade, o preconceito racial, a violência e outros aspectos que seguem o mesmo viés. Em 1988, ganhou o prêmio Jabuti de Autor Revelação com o livro Saiguairu. Em sua carreira recebeu também outros prêmios, como  Austrian Children Book Award, na Áustria, pela versão alemã do livro Crianças na Escuridão (Kinder im Dunkeln) e o Blue Cobra Award, do Swiss Institute for Children's Book, com o mesmo livro.

Para conhecer mais o autor, acesse este link

(Fonte:  Literafro)

Descrição Imagem
Autor estará na UFMG para conversar com o público sobre sua literatura Divulgação/Literafro