Evento acadêmico

Campus Pampulha sedia simpósio científico sobre patrimônio cultural

O Icomos Brasil, seção nacional do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, realiza no campus Pampulha, com apoio da UFMG, seu Simpósio Científico 2018, segunda edição desse evento anual, que é um dos mais importantes fóruns de discussão sobre o patrimônio cultural no país. O simpósio segue até o dia 28.

A cada ano, além de abordar os fundamentos do tema, o evento se debruça sobre um aspecto específico. Em 2018, palestras e debates tratam do desafio da preservação do patrimônio moderno, representado, no caso do Brasil, por conjuntos como o da Pampulha e o de Brasília. O Icomos Brasil é presidido pelo professor Leonardo Castriota, da Escola de Arquitetura da UFMG, que é também vice-presidente da entidade, no âmbito internacional.

O tema central do simpósio será tratado diretamente pela arquiteta e professora Maria Eugenia Bacci, da Universidad Central de Venezuela e expert do Icomos naquele país. Entre outras participações, o evento vai contar com conferência do antropólogo Antônio Augusto Arantes, ex-presidente do Iphan e atual vice-presidente do Comitê para o Patrimônio Imaterial do Icomos – ele vai falar do patrimônio para as novas gerações – e da psicóloga social Graciela Motta, professora da Universidad Autónoma de México (Unam) e presidente da seção do Icomos naquele país.

O tema das comunicações e o local onde ocorrem está disponível no site.