Evento cultural

Carreata neste sábado chama a atenção para a importância da doação de órgãos

Ver cartaz do evento >

Desde 2010, o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG/Ebserh realiza, anualmente, a Caminhada pelos transplantes do HC-UFMG. Devido aos protocolos de distanciamento decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a instituição vai promover, pela primeira vez, a Carreata pela doação de órgãos. O evento será neste sábado, 25 de setembro de 2021, das 9h às 10h. As inscrições devem ser feitas no Sympla, onde detalhes da programação também estão disponíveis.

A carreata está integrada à campanha Setembro Verde. Intitulada Muitas vidas em um sim, a campanha, em referência ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro), foi criada pelo HC-UFMG com o objetivo de diminuir o tempo de espera e potencializar o volume de doações.

Sinais de recuperação
Após sofrer o impacto da pandemia, o cenário dos transplantes de órgãos já dá sinais de recuperação. Segundo o último relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), divulgado no início de agosto, a taxa de notificação de potenciais doadores de órgãos aumentou 13% no primeiro semestre de 2021. No período, 10 mil transplantes foram realizados no Brasil. O volume acumulado de janeiro a junho do ano passado foi inferior a nove mil cirurgias.

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde orientou os hospitais a adotar avaliações criteriosas, como a prática de testagem para covid-19 em possíveis doadores e a não realização de transplantes de órgãos retirados de pessoas que morreram da doença, o que repercutiu negativamente nas captações. Ainda de acordo com a ABTO, o índice de contraindicação aumentou 44%, e, por isso, a taxa de doadores efetivos reduziu-se em 13%. Isso significa que, até o ano passado, para efetivar uma doação, eram necessários três doadores. Agora, para obter o mesmo resultado, quatro doadores são necessários.

Para estimular a conscientização, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, promove, ao longo do mês de setembro, ações educacionais com o objetivo de de divulgar informações e ampliar o debate sobre a doação de órgãos. Várias atividades estão planejadas, como o seminário Doação de órgãos, células e tecidos para transplantes.

Programação
A carreata terá como local de partida o campus da Saúde da UFMG, onde também será realizada a entrega dos kits (camiseta, máscara personalizada e squeeze). Os veículos passarão por algumas ruas e avenidas da região Centro-sul de Belo Horizonte. A condução da carreata ficará a cargo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que também participa da campanha de captação de órgãos para transplante.

Pioneirismo
O Hospital das Clínicas é pioneiro na realização de transplantes em Minas Gerais. Em 1969, um homem de 32 anos recebeu um rim da irmã, e, desde então, quase 18 mil procedimentos já foram executados. São transplantes de coração, rins, fígado, medula óssea e córneas, todos viabilizados com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), em uma estrutura da qual participam cirurgiões, enfermeiros especialistas, médicos clínicos, especialistas em reabilitação física e assistência psicológica. 

(Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas)

Descrição Imagem
Fachada do Hospital das Clínicas, pioneiro em transplantes no estado: em Minas Gerais, mais de quatro mil pessoas estão na fila do MG Transplantes à espera de um órgão Arquivo HC-UFMG