Evento acadêmico

Ceale debate 'A literatura infantil pelo olhar da criança'

O Ceale Debate de março receberá a professora alfabetizadora do Centro Pedagógico (CP) da UFMG, Maria Elisa de Araújo Grossi, para tratar do tema 'A literatura infantil pelo olhar da criança', no dia 25 de março. O evento acontece das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, no campus Pampulha. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível on-line

Na palestra, Maria Elisa de Araújo Grossi apresentará dados de sua pesquisa de doutorado que revelam a singularidade da recepção de livros literários por crianças do 1º Ciclo de Formação Humana.

Os livros que compõem o corpus da pesquisa foram publicados no ano de 2015, tendo sido considerados "Altamente Recomendáveis" para crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Pretende-se mostrar alguns critérios utilizados pelos leitores no momento em que escolhem um livro para ler, refletindo sobre elementos que atraem ou não a atenção das crianças em livros que foram avaliados com distinção pelos adultos.

Círculos de leitura

A palestra irá destacar ainda a importância da conversação literária, a partir de pressupostos de dinâmicas conhecidas como Círculos de Leitura, em sintonia com o enfoque Dime (Diga-me), metodologias que oferecem uma dupla perspectiva: a individual, que estimula o diálogo da criança com os livros, e a coletiva, que incentiva a troca de ideias e de impressões sobre os textos lidos pelo grupo de leitores.

A expositora

Maria Elisa de Araújo Grossi é professora alfabetizadora do Centro Pedagógico da UFMG, doutora em Educação pela UFMG, membro do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário e coordenadora do Projeto de Ensino e Extensão Mala de Leitura do CP/UFMG. Possui experiência em Gestão Escolar (direção e vice-direção) e Coordenação Pedagógica.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Ceale)

Descrição Imagem
Evento é aberto ao público Carro-biblioteca da UFMG

Ficha técnica