Evento acadêmico

Ceale Debate: professora da UFJF discute proposta de alfabetização alicerçada em materiais, jogos e livros infantis

Ver cartaz do evento >

O primeiro Ceale Debate do segundo semestre de 2022 recebe a professora Luciane Manera, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta quarta-feira, 31 de agosto, para dialogar sobre questões didático-metodológicas e linguísticas da proposta de alfabetização que defende e sobre suas recentes contribuições aos estudos desse campo. O encontro será transmitido no YouTube, a partir das 19h.

Professora titular do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UFJF e coordenadora do grupo de pesquisas Alfabetize, Luciane vai compartilhar um pouco do trabalho desenvolvido, que se apoia em diferentes materiais, jogos e atividades e é fortemente alicerçado no livro infantil para a sistematização da alfabetização. Também serão abordados o ensino e a aprendizagem do alfabeto para além de um processo mecânico.

A reunião integra o ciclo de conferências do projeto destinado a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. O objetivo das atividades é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e de resultados de pesquisas. A mediação caberá à professora Maria José de Souza, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.

O Ceale Debate é realizado mensalmente na FaE, e as conferências são abertas ao público e gratuitas. Para participar, basta acessar a live no horário indicado. Certificados serão emitidos para as pessoas que preencherem o formulário disponibilizado no chat da live durante a transmissão. Os documentos serão disponibilizados na internet.

Descrição Imagem
Turma de alfabetização no Centro Pedagógico da UFMG Luiza Ananda | UFMG