Evento acadêmico

Cenário da pesquisa sobre obesidade infantil no Brasil é tema de seminário; inscrições abertas

Nos dias 9 e 10 de dezembro de 2021, o Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (Geppaas), do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem, promove seminário on-line com o objetivo de discutir o cenário da pesquisa sobre obesidade infantil e o impacto de políticas públicas sobre o ambiente alimentar escolar e a publicidade de alimentos. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado das 16h às 18h30, no canal da Escola no YouTubeAs inscrições podem ser feitas até o dia 8 de dezembro.

A professora do Departamento de Nutrição Paula Martins Horta, uma das organizadoras do evento, explica que a obesidade infantil é reconhecida como um problema de saúde pública e é resultado do consumo excessivo e sustentado de calorias. Um dos seus determinantes críticos, diz ela, é a influência do ambiente alimentar escolar e da publicidade de alimentos.

Paula Horta lembra da importância de se avançar em duas direções: investigar métodos para o desenvolvimento de evidências robustas acerca da caracterização do ambiente alimentar escolar e da publicidade de alimentos e, posteriormente, avaliar o impacto de políticas regulatórias nesse contexto.

“Com isso, os tomadores de decisão poderão usar evidências acerca de quais estratégias são indicadas como as mais efetivas para o enfrentamento da obesidade infantil em relação à publicidade e ao ambiente das escolas”, afirma.

9 de dezembro
16h - 16h10: Abertura do evento

16h10 - 16h40: Conferência magna Ambiente alimentar e obesidade infantil no Brasil: evidências atuais e como avançar na pesquisa científica
Palestrante: Luana Caroline dos Santos (UFMG)

16h40 - 18h20: Mesa Metodologias para avaliação da obesidade infantil, ambiente alimentar escolar e publicidade de alimentos dirigida à criança
Debatedoras: Juliana Farias de Novaes (UFV), Lúcia Helena Almeida Gratão (UFMG) e Juliana de Paula Matos (UFMG). Moderadora: Bruna Vieira de Lima Costa (UFMG)

18h20 - 18h30: Encerramento do primeiro dia do evento

10 de dezembro
16h -16h10: Abertura

16h10 - 17h50: Mesa: Obesidade infantil e análise de impacto de políticas públicas.
Palestrantes: Ivan Ricardo Zimmermann (UNB), Ariene Silva do Carmo (Cgan) e Laís Amaral (Idec). Moderador: Rafael Moreira Claro (UFMG)

17h50 - 18h20: Debate Avanços e desafios da pesquisa sobre ambiente alimentar escolar e publicidade de alimentos dirigida à criança.
Palestrantes: Paula Martins Horta e Larissa Loures Mendes, ambas da UFMG. Moderadora: Milene Cristine Pessoa (UFMG)

18h20 - 18h30: Encerramento

Descrição Imagem
Ambiente escolar e publicidade de alimentos são condições para a obesidade infantil Walter Siegmund | Wikipedia | CC BY 2.5