Evento cultural

Centro Cultural exibe objeto têxtil inspirado na gola rufo renascentista

Ver cartaz do evento >

O Escultura no centro, projeto que busca valorizar e expor os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos da área de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG, promove mais uma exposição no Centro Cultural UFMG.

A obra Rough, da artista Capra Maia, poderá ser visitada a partir desta quarta-feira, 29 de junho de 2022, às 19h. A exposição tem curadoria do professor Fabrício Fernandino e pode ser vista até 15 de agosto. A entrada é gratuita, e a classificação, livre.

Criado em 2016, Rough é um objeto têxtil linear que pode ser estendido, enrolado, sobreposto ou acumulado, adaptando-se aos mais diversos suportes expositivos. Como se “potencializasse o infinito”, Maia utiliza módulos de tecido que podem ser repetidos indefinidamente para construir a peça.

O padrão desses módulos teve como princípio os processos de montagem da gola rufo, indumentária renascentista circular de tecido armado, dobrado e alternadamente costurado, amplamente difundida entre meados dos séculos 16 e 17, sobretudo na Europa Ocidental.

A obra copia a estrutura do rufo, mas não seu acabamento. Feito em algodão cru, Rough é preso por alfinetes, sem costuras. Em vez de fechar um círculo, permanece aberto, permitindo sua adaptação ao espaço.

Trajetória
A artista brasiliense Capra Maia é doutoranda em Artes Visuais pela UFMG, mestre em Arte pela Universidade de Brasília e graduada em Artes Plásticas e em Teoria, Crítica e História da Arte pela mesma instituição. Já apresentou seu trabalho em exposições coletivas e individuais, teve obras selecionadas para premiações e tem outras que integram acervos públicos e privados. Por meio de seu trabalho, ela investiga os efeitos que a passagem do tempo, curta ou longa, imprime na matéria por meio da atuação de agentes diversos, como o ser humano, os animais, água, poeira, atrito e reações químicas.

Mais informações podem ser obtidas no site do Centro ou solicitadas pelo telefone (31) 3409-8290.

Descrição Imagem
Inspirado na gola rufo, objeto têxtil linear não fecha o círculo e remete ao infinito e à sua adaptação ao espaço Capra Maia

Exposição Rough – Capra Maia
Abertura: 29 de junho de 2022, às 19h