Oportunidades

Com presença do pioneiro da microscopia eletrônica 3D, workshop aborda técnicas aplicadas à área de saúde

A Rede de Bioimagem de Minas Gerais (BioIMG Net) promove, no período de 27 a 29 de setembro de 2022, o workshop internacional Microscopia de alta resolução aplicada à pesquisa biomédica, com o pioneiro no desenvolvimento da microscopia eletrônica 3D, o médico e professor da Universidade de Harvard, Jeff Lichtman. O evento será realizado no formato virtual, e as inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas por meio do preenchimento deste formulário eletrônico.

Os participantes conhecerão os avanços mais recentes da área, desenvolvidos e implementados tanto na pesquisa acadêmica quanto na imagem biomédica aplicada. Serão abordadas técnicas de ponta como a microscopia eletrônica tridimensional, a crio-microscopia eletrônica, super-resolução e Multiplex. Uma sessão será dedicada às técnicas de diagnóstico médico baseado em imagens.

Segundo a coordenadora da rede BioIMG, a professora Cristina Guatimosim, do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências  Biológicas (ICB) da UFMG, "essas metodologias possibilitam que os pesquisadores obtenham imagens tridimensionais, sem precedentes, de tecidos, células, organelas, complexos de proteínas e até moléculas individuais com aplicações em biologia básica e medicina, bem como no desenvolvimento de medicamentos”.

A professora, que coordena o evento juntamente o colega de departamento Greg Kitten, acrescenta que esses métodos estão cada vez mais acessíveis em toda a América do Sul em razão das interações de redes internacionais.

A Rede de Bioimagem de Minas Gerais (BioIMG Net) é apoiada pelo Programa Chan Zuckerberg Initiative (Expanding Global Access to Bioimaging), hospedada na UFMG. É formada pelo Centro de Microscopia, pelo Centro de Aquisição e Processamento de Imagens/ICB, pela Faculdade de Medicina da UFMG e pelas universidades federais de Ouro Preto, de Viçosa, de Juiz de Fora, dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, pela Fundação Ezequiel Dias e pela Fundação Oswaldo Cruz.

Descrição Imagem
Reconstrução tridimensional de um neurônio cortical humano e suas sinapses Imagem cedida por Jeff Lichtman | Universidade de Harvard