Evento acadêmico

Concerto da série ‘Palco livre’ terá obras interpretadas em Libras

Ver cartaz do evento >

O auditório do Conservatório UFMG recebe, na noite desta quinta-feira, dia 22 de setembro, a pianista Patrícia Valadão e a cantora e intérprete de Libras Andréa Peliccioni para apresentação Celebrando Villani-Côrtes. O recital, com início às 19h30, tem o objetivo de apresentar ao público ouvinte e surdo parte da obra vocal do compositor mineiro Edmundo Villani-Côrtes.

Das nove canções programadas, quatro serão cantadas e interpretadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A interpretação na língua de sinais será feita pela própria cantora, simultaneamente ao canto. Em algumas canções, os surdos presentes serão convidados a subir ao palco para vivenciar uma experiência musical.

O repertório inclui as canções Pai Nosso, Valsinha de roda, Para sempre e Papagaio azul, que serão interpretadas em canto, piano e libras, além de Casulo, Modinha da moça de antes, Fonte eterna e Ponteio – alma da natureza e alma minha, que serão executadas em piano e canto.

O recital é um desdobramento da pesquisa desenvolvida pela doutoranda Andréa Peliccioni e pela professora e orientadora Luciana Monteiro de Castro, no Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFMG.

A apresentação faz parte do projeto Palco livre, por meio do qual grupos musicais selecionados por chamada pública se apresentam no palco do Conservatório. O evento é gratuito e aberto ao público geral, conforme lotação do espaço, que comporta 220 pessoas. A ocupação se dará por ordem de chegada.

Trajetórias
Andréa Peliccioni é cantora formada pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e mestre em Música/Educação Musical. Atualmente, cursa o doutorado em Música/Performance Musical no Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música da UFMG. A artista mineira tem experiência profissional em performance do canto, canto coral, educação musical e surdez. Também é técnica em tradução e em interpretação de Libras pela Escola Estadual Francisco Sales.

A pianista Patrícia Valadão é graduada em Música/Performance pela UFMG, onde também cursou mestrado em Música. É doutora em Música pela Unicamp. Desde 2011, integra o quadro de professores efetivos da Escola de Música da UFMG. Atua como pianista e cravista em concertos sinfônicos, de câmara, óperas e concursos de canto.

Descrição Imagem
Andréa Peliccioni (sentada no chão) e Patrícia Valadão (piano): artistas conduzem apresentação musical nesta quinta-feira, no Conservatório Isabela Costa e Silva

Apresentação musical Celebrando Villani-Côrtes
Data: 22/09/2022, quinta-feira